OS NOVOS VOLKSWAGEN ID.4 X E ID.4 CROZZ REVELADOS NA CHINA

Revelado como um adiantamento da versão definitiva de produção durante o último mês de março, o novo Volkswagen ID.4 será o segundo modelo da linha de veículos completamente elétricos da marca de Wolfsburg. O modelo definitivo não verá a luz pelo menos até 2021, mas do outro lado do planeta já foi mostrado. Os novos Volkswagen ID.4 X e ID.4 Crozz foram revelados na China.
O novo ID.4 não foi apresentado oficialmente pela Volkswagen, mas houve um vazamento do Ministério de Indústria e Tecnologia da Informação (MIIT por sus siglas em inglês). A este ministério os fabricantes enviam imagens sem censura de seus carros antes de que um novo modelo seja lançado no mercado. A China receberá o modelo no final do ano, mas o MIIT divulgou as imagens em seu site, vazando-as ao mundo inteiro.
O SUV elétrico da Volkswagen vazou nas duas versões em que estará disponível. Por um lado, o modelo de cor cinza corresponde a uma unidade do ID.4 X, enquanto que a unidade de cor branca a um ID.4 Crozz. A nível estético, ambos os modelos apresentam traços de design herdados do Volkswagen ID.3, com uma imagem muito similar ao protótipo que foi apresentado em março, embora sem camuflagem.
Segundo informações da mídia chinesa, tanto o Volkswagen ID.4 X como o ID.4 Crozz compartilharão a mesma distância entre-eixos de 2.765 mm, fruto da plataforma MEB do Grupo VAG na qual estão baseados. Também será comum a largura de 1.852 mm, embora os modelos apresentem diferenças no comprimento e na altura, sendo o ID.4 X mais longo e alto que o ID.4 Crozz.
Concretamente, o Volkswagen ID.4 X tem um comprimento de 4.612 mm e uma altura de 1.640 mm, enquanto que o Volkswagen ID.4 Crozz fica em 4.592 mm de comprimento e 1.629 mm de altura. Esta variação nas dimensões é atribuída principalmente ao desenho dos para-choques, mais volumosos no ID.4 X, e à altura da suspensão, onde o ID.4 Crozz terá uma postura um pouco mais assentada que a do ID.4 X.
Ambos os modelos serão fabricados pela joint-venture FAW-Volkswagen na China. Uma das motorizações disponíveis para o modelo será o motor elétrico de 204 cv que já equipa o ID.3 de linha alta, que provavelmente estará montado sobre o eixo traseiro. As baterias disponíveis serão similares e a de maior tamanho oferecerá em torno de 500 quilômetros de autonomia com base no ciclo anterior de homologação NEDC.