OS PEUGEOT LANDTREK EM USHUAIA. A EXPEDIÇÃO ‘CONECTANDO AS AMÉRICAS’ CHEGA À TERRA DO FOGO ARGENTINA

Três pick-ups Peugeot Landtrek percorreram mais de 4.500 km na América Central e outras três mais de 12.500 km na América do Sul em condições frequentemente extremas. Estes três últimos veículos, participantes como os três anteriores da expedição ‘New Peugeot Landtrek Conectando as Américas’ chegaram no início de dezembro ao seu destino na Terra do Fogo argentina: Ushuaia, a mítica cidade mais austral do mundo.
A Peugeot Landtrek demonstra assim sua confiabilidade, sua qualidade, sua robustez e seu conforto, imprescindíveis para uma ferramenta de trabalho funcional, dura e perfeitamente preparada para o lazer em plena natureza.
Foram necessários 34 dias para percorrer 17.000 km. A saída aconteceu no dia 25 de novembro de 2020 em Los Cabos, na Baja Califórnia (México), para uma travessia que levou a primeira das equipes até Veracruz, no golfo do México. A crise sanitária obrigou o raid a permanecer ali e redefinir seu percurso que foi retomado em Iquique, no Chile, e continuou seu itinerário até Ushuaia, onde chegou no último dia 24 de novembro.
Essa travessia do continente americano constituiu uma aventura tecnológica e humana onde a pick-up Peugeot Landtrek enfrentou todo tipo de terrenos, de climas e de altitudes, demonstrando sua adaptação a um continente tão diverso. A expedição permitiu demonstrar que o design atraente, a modularidade avançada e o tamanho inédito de sua carroceria, respondem às necessidades de uma clientela exigente e diversa.
Para a Peugeot, o lançamento da Landtrek é um evento importante: estar no segmento das pick-ups ‘one-ton’, que representa quase a metade dos veículos comerciais leves na América Latina. Significa, sozinho, 2.4 milhões de veículos no mundo, dos quais 400.000 foram vendidos em 2020 no continente sul-americano.
Ao final de um raid que somou mais de 17.000 km e de uma terceira etapa em terras argentinas, as três equipes da expedição ‘Conectando as Américas’ alcançaram a pequena cidade de Ushuaia, a mais meridional da Argentina, situada no Sul da grande ilha da Terra do Fogo.
Chegando literalmente ao ‘fim do mundo’, a Peugeot quer demonstrar que a pick-up Landtrek dispõe das virtudes necessárias para converter-se em um dos grandes protagonistas do segmento das pick-ups ‘one-ton’, que se adapta a todas as condições, inclusive as mais extremas, e que sua robustez e sua capacidade de transpor obstáculos lhe permitem superar inumeráveis desafios existentes em todo o continente da América Latina.
A saída da expedição se deu no dia 25 de novembro de 2020 em Los Cabos, México, no âmbito da apresentação à imprensa nacional e regional, em estreia mundial, da nova pick-up Peugeot Landtrek.
Durante duas semanas, o itinerário mexicano de 4.500 km permitiu ligar Los Cabos, na costa do Pacífico, com Veracruz, na costa atlântica. Durante todo o percurso, as equipes visitaram concessionários, clientes da marca e potenciais usuários do carro, sendo permitido testarem a capacidade do veículo em transpor obstáculos em percursos preparados para esse efeito. A expedição enfrentou também os terríveis congestionamentos na Cidade do México e ficou comprovada a resistência da Landtrek até os 3.700 m de altitude aos pés do vulcão Popocatépetl, antes de chegar ao golfo do México onde a expedição teve que parar como consequência da pandemia de COVID-19 que impediu o tráfego entre fronteiras.
No início de novembro de 2021 a expedição pôde empreender a rota para o grande sul partindo de Iquique, no norte do Chile. Nesta segunda etapa, as equipes compostas por duas mulheres e quatro homens ao volante de três veículos novos percorreram 6.500 km no Chile seguindo a trajetória do legendário Peugeot 2008 DKR por boa parte do itinerário do ‘Dakar’. Assim, atravessaram o deserto do Atacama, a cidade fantasma de Humberstone e o parque eólico de Calama, construído a mais de 2.000 m de altitude ao pé do vulcão Láscar, o mais ativo da região, e o Vale da Lua, para seguir depois pela costa do Pacífico até Viña del Mar e mais tarde, ao sul de Santiago de Chile, obliquamente em direção à fronteira argentina com uma última etapa através dos bosques úmidos dos Andes do Sul.
As três pick-ups Landtrek passaram então às mãos de uma nova equipe argentina que, ao longo de um itinerário de 9 dias e mais de 6.000 km os levaram à Villa La Angostura, na Patagônia argentina e depois a Ushuaia, a cidade mais austral do mundo. Enfrentaram condições de neve excepcionais na região de Bariloche, percorreram a célebre Ruta Nacional 40 que atravessa o país de norte a sul pela bela região dos lagos e mais uma vez puseram à prova as capacidades todo-terreno dos veículos nas pistas que conduzem ao glaciar Perito-Moreno.
Destinada a ser um elo de ligação entre os diferentes países da América Latina, do México até os confins da Argentina, a expedição ‘Conectando as Américas’ realizada com a nova pick-up Landtrek representa também um novo início para a Peugeot no concorrido segmento das pick-ups de tamanho médio e uma nova expansão de sua presença a nível global.
Com a nova pick-up Landtrek, a Peugeot responde a três desafios:
- Continuar seu desenvolvimento fora da Europa graças a uma oferta pick-up o mais internacional possível,
- Incrementar seus volumes de vendas apoiando-se em uma linha completa de veículos comerciais leves dos quais, na América Latina, 77% são pick-ups,
- Reforçar sua notoriedade internacional conquistando novos clientes.
Para Francisca Román Trujillo, Brand Manager Peugeot Chile e Importadores da América do Sul, que lançou esta incrível expedição, a nova Peugeot Landtrek demonstrou sua confiabilidade e sua polivalência em todos os terrenos, além de criar um grande interesse em cada uma das cidades que cruzava. Na chegada do raid à Ushuaia, ela declarou: “A expedição foi um sucesso, tanto por aqueles que a protagonizaram como por aqueles que tivemos a oportunidade de encontrar pelo caminho. A diversidade de terrenos, de climas e de altitudes superada é a prova da qualidade e da confiabilidade da nova pick-up Peugeot. Sua tração integral, sua capacidade de carga, seu espaço interior e seu sistema de visão de 360º graças às câmeras laterais todo-terreno, tornaram possível uma aventura única em ótimas condições de segurança”.