OS SUV ELÉTRICOS DA ALPINE PODERÃO UTILIZAR PLATAFORMA DA LOTUS

A Alpine pretende utilizar uma plataforma da Lotus para os seus novos SUV elétricos de luxo que deverão chegar ao mercado em 2027 e 2028.
Os novos modelos da marca esportiva francesa serão destinados a brigar com propostas como os Porsche Macan e Cayenne. Tudo indica que poderão ser fabricados com base em uma arquitetura da marca britânica. Esses modelos elétricos da marca de esportivos da Renault deverão chegar ao mercado após os lançamentos do Alpine R5 e do GT X-over.
A Alpine recorrerá a uma plataforma fora do grupo Renault e o parceiro mais provável será a Lotus, marca que pertence ao gigante chinês Geely. Os franceses já estão trabalhando em conjunto com a Lotus em um substituto elétrico para o A110, enquanto que Renault e Geely estabeleceram no último mês de outubro uma parceria para produzirem motores a combustão interna.
A Lotus já afirmou que pretende trabalhar com parceiros que queiram aproveitar a plataforma do novo SUV Eletre, assim como a nova plataforma que será utilizada pelo pequeno crossover Lotus 134 que chegará em 2024.
A Nissan também deverá fornecer uma plataforma à Alpine que será destinada aos segmentos D/E nos Estados Unidos.
“A dificuldade é que a Alpine é um animal diferente”, afirmou Laurent Rossi, CEO da Alpine, durante a apresentação dos resultados da marca. “Estamos criando uma categoria ligeiramente diferente em termos de expectativa de desempenho para os clientes”, acrescentou.
Os dois modelos da Alpine serão voltados à “divisão de estilo de vida” da linha da marca, em vez de veículos esportivos puros. “Serão carros com duas toneladas e cinco metros de comprimento. Não iremos fabricar automóveis esportivos se não formos como uma Ferrari”, concluiu Rossi.