PAGANI GARANTE SEU FUTURO: ARÁBIA SAUDITA ADQUIRE 30% DA EMPRESA
A Pagani foi fundada no início da década de 1990 quando Horacio Pagani, um funcionário de longa data da Lamborghini, lançou-se por conta própria. Seu negócio inicial era baseado na consultoria, atendendo à crescente demanda de seus serviços de design, engenharia específica e produção de protótipos, mas com o tempo foi se concentrando em criar seus próprios automóveis, sendo o Zonda C12 original a gênese da agora conhecida linha de hipercarros da Pagani. Seus designs, conhecidos em todo o mundo, não só suscitam o interesse de uma multidão de entusiastas, mas também de importantes capitais como o Fundo de Investimento Público da Arábia Saudita (PIF).
Desta forma, agora o fabricante italiano de automóveis de alto desempenho conta com um novo investidor que promete generosos fundos para o desenvolvimento de novas tecnologias. O PIF adquiriu uma participação minoritária na Horacio Pagani SpA para ajudar a financiar os próximos passos na fabricação de veículos, sendo esta de 30%. Com este movimento financeiro o Fundo de Investimento Público da Arábia Saudita fortalece sua aposta no setor automobilístico, já que também depositou sua confiança na empresa de veículos elétricos Lucid.
Os detalhes financeiros sobre o acordo não foram revelados, mas a família Pagani continuará sendo o acionista majoritário, enquanto que o PIF da Arábia Saudita será um acionista minoritário junto com os investidores italianos Nicola Volpi e Emilio Petrone. Além disso, Horacio Pagani manterá seu cargo de diretor executivo e diretor de design.
Nas palavras do próprio Horacio Pagani: “Desde sua fundação, a Pagani desfrutou de associações com os melhores jogadores de sua classe, já que acreditamos que a excelência só pode ser alcançada através do trabalho em equipe. Isso demonstram nossas associações de longa duração com nossos sócios tecnológicos, líderes em tecnologia clara em seus setores de referência, que continuarão desempenhando um papel importante no futuro da Pagani”.
“Estamos orgulhosos de anunciar uma associação importante com o PIF, um passo chave em nossa estratégia de crescimento a longo prazo, que prevê investimentos significativos para garantir que nossos próximos hipercarros seguirão transmitindo emoções únicas, independentemente de sua tecnologia de powertrain. O PIF representa o sócio ideal para consolidar ainda mais o posicionamento da Pagani como marca no segmento de hipercarros, assim como para respaldar sua estratégia de expansão no segmento de estilo de vida”, destaca o fundador e proprietário da Pagani. Com o tempo veremos o impacto que terá este investimento nos futuros veículos da marca.