PAGANI HUAYRA EPITOME: UM ONE-OFF COM A PRIMEIRA TRANSMISSÃO MANUAL DA MARCA

A Pagani acaba de apresentar o novo Huayra Epitome. Este é um trabalho único da divisão Grandi Complicazioni.
Para quem não sabe, esta divisão é responsável pela criação de produtos exclusivos. Este modelo é uma demonstração extraordinária do compromisso da Pagani em levar os hipercarros a novos níveis de prestígio, inovação e personalização.
Ao que parece, um cliente procurou a Pagani com ideias claras: queria criar um exemplar único que levasse o Huayra à sua máxima expressão. Seu nome só poderia ser ‘Epitome’, como a encarnação mais essencial de um conceito.
A criação de cada Grandi Complicazioni Hypercar exige uma estreita colaboração com os clientes, que se tornam co-criadores do objeto com que sonham.
Esta fase durou nove meses e levou a uma conceitualização final, seguida de dez meses de trabalho de design por uma equipe de especialistas.
O Pagani Huayra Epitome tem um motor AMG e transmissão manual
O coração do novo Huayra Epitome é o motor V12, capaz de entregar 864 cv a 6.000 rpm, com um torque de 1.100 Nm. Construído pela AMG de acordo com as especificações da Pagani, este motor biturbo de 5.980 cc apresenta um sistema de distribuição que estende o limitador até 6.700 rpm, proporcionando um desempenho estimulante e dinâmico.
Até o momento, o Epitome é o primeiro e único Huayra equipado com transmissão manual.
Graças a um diferencial controlado eletronicamente e a um eixo de transmissão tipo tripé de estilo racing, a caixa transversal de 7 velocidades Pagani by Xtrac permite que toda a potência do motor e uma capacidade de resposta excepcional sejam transferidas para o asfalto. A unidade de volante-embreagem consiste na mais recente embreagem de disco triplo para melhor transmissão de torque, com um diferencial gerenciado eletronicamente e um sistema de articulação de tripé derivado de corrida, garantindo maior capacidade de resposta do motor.
A pesquisa tecnológica também se concentrou na suspensão, com geometria que reduz o agachamento durante a aceleração, a inclinação durante a frenagem e o rolamento nas curvas.
Graças ao novo sistema de suspensão, um botão ‘super soft’ localizado no habitáculo no túnel central pode ser acionado ao dirigir em estradas ruins. Acima de 150 km/h, o ajuste do amortecedor volta ao seu estado normal, dependendo do modo de condução selecionado.
Detalhes únicos do Pagani Huayra Epitome
O leve sistema de escape em titânio cria uma sinfonia sonora que acompanha cada aceleração. As duas saídas diretas adicionais de seção redonda foram projetadas para gerar força descendente adicional.
As rodas de liga de alumínio forjado representam o auge do know-how técnico da Pagani para um desempenho e segurança ideais. Projetadas com estilo exclusivo inspirado no Imola Coupé da coleção particular do cliente, possuem sete raios na frente e nove raios na traseira, com tamanho frontal maior que o Huayra Coupé. Combinados com pneus Pirelli P Zero Trofeo R, eles garantem uma aderência extraordinária.
Um design exterior único
Os novos formatos dos para-choques dianteiro e traseiro, o capô dianteiro com grupos ópticos exclusivos e um novo sistema de extração de ar nos arcos das rodas, e o capô traseiro com grandes transportadores laterais e asa integrada são apenas algumas das características que tornam este modelo um veículo único.
A parte dianteira apresenta um novo para-choque com splitter integrado, projetado a pedido do cliente para aumentar a força descendente e equilibrar o carro em todas as condições de direção, acelerando o fluxo de ar para os dutos internos do radiador.
A boca mais larga permite maior fluxo de ar para os novos dutos interiores, otimizando a aerodinâmica e melhorando a eficiência dos radiadores dianteiros. Os faróis também são exclusivos: o Huayra Epitome é o único Pagani a apresentar quatro faróis instalados no capô dianteiro e dois elementos DRL instalados no para-choque.
A parte traseira foi completamente redesenhada. O cliente queria um capô com spoiler integrado. Os suportes das asas desenvolvem-se organicamente a partir dos músculos laterais do capô. Uma nova cobertura aerodinâmica também foi projetada para as lanternas traseiras para reduzir a resistência ao fluxo de ar.