PAGANI HUAYRA R: UM HYPERCAR MODERNO COM UM MOTOR V12 E INSPIRADO NOS F1 DOS ANOS 80
Após uma enorme campanha de teasers, a marca italiana acaba de revelar o Pagani Huayra R. O novo carro focado na pista combina o mais alto nível de engenharia automobilística e conhecimentos aerodinâmicos com uma sensibilidade estética sem precedentes, em um exercício de estilo que representa a plena expressão do desenvolvimento tecnológico da Pagani Automobili.
Profundamente inspirado em seus antecessores de corridas e graças aos mais de 10 anos de experiência, o Huayra R reintroduz esta mesma essência audaz combinando uma vez mais o máximo refinamento técnico e a atenção ao detalhe.
O Huayra R é um automóvel repleto de soluções inovadoras desenvolvidas para conseguir o máximo desempenho. Prova disso é o motor V12-R, um propulsor de corridas de 12 cilindros e 6.0 litros de aspiração natural, projetado a partir do zero em associação com a HWA AG, especificamente para satisfazer a necessidade da Pagani em equipar sua nova criação.
Equipado com a mais recente tecnologia derivada do mundo da competição, o novo powertrain entrega 850 cv a 8.250 rpm e um torque máximo de 750 Nm, já disponíveis entre 5.500 e 8.300 rpm, enquanto que o sistema de injeção direta de 200 bars otimiza o rendimento assegurando a máxima eficiência em termos de termodinâmica e autonomia.
Este desafio foi aceito pelos engenheiros de Affalterbach e, depois de mais de dois anos de projeto e desenvolvimento, o poderoso Pagani V12-R freou a balança com um peso total de 198 kg, colocando-o no topo de sua categoria.
Unido ao monocasco central, com o qual forma um elemento estrutural capaz de suportar o sistema de transmissão e as estruturas auxiliares de aço de liga de cromo-molibdênio, o novo motor é excepcionalmente eficiente e fácil de operar, com ciclos de serviço a cada 10.000 km.
Os componentes de vanguarda criados especialmente para o Huayra R incluem a nova transmissão sequencial de 6 velocidades - de 80 kg de peso - que foi projetada, junto com o motor do Huayra R, em colaboração com a HWA AG para completar um sistema de propulsão feito na medida.
Como resultado de um meticuloso planejamento acústico e técnico, e uma extensa pesquisa de materiais, geometrias e projeto de som, o novo sistema de escape desenvolvido especificamente para o Huayra R garante uma evacuação rápida e efetiva dos gases de escape, permitindo que o Pagani V12-R entregue sua incrível potência, garantindo ao mesmo tempo uma contrapressão mínima. A banda sonora deste puro sangue de corridas é de fato pura emoção, graças ao desenho único dos coletores e tubos de escape, com tubos de idêntico comprimento para os doze cilindros, permitindo que o V12-R ruja como um carro de F1 do passado.
O monocasco do Huayra R é o resultado de um desenvolvimento especificamente dedicado para assegurar aos seus ocupantes a participação total e a experiência de condução de um autêntico automóvel de corridas.
Fabricado com as mais recentes tecnologias compostas desenvolvidas pela empresa, como o Carbo-Titanium HP62-G2 e o Carbo-Triax HP62, o novo monocasco incorpora os bancos por completo, garantindo a máxima proteção junto com estruturas laterais específicas de absorção de impactos e a barra anticapotamento.
A combinação de novos princípios estruturais e materiais especialmente desenvolvidos para o projeto do Huayra R, junto com a melhora resultante das propriedades mecânicas da estrutura, permitem que o novo automóvel tenha um peso seco de 1.050 kg.
A jaula de segurança de alta resistência integrada e montada no monocasco central incorpora estruturas especiais de absorção, feitas de materiais compostos, na parte dianteira, nos lados e na parte traseira do automóvel, que são especificamente projetadas para absorver a energia cinética no caso de impacto ou capotamento. O modelo cumpre com os mais altos padrões da FIA, incluindo um sistema de extinção que se ativa automaticamente em caso de incêndio, enquanto que os bancos, totalmente integrados no monocasco de carbono, estão equipados com cintos de segurança de seis pontos e revestidos com material antifogo Nomex. O acolchoado especial de espuma Ener-Core EC 50, aprovado pela FIA, garante uma posição de condução ótima, adaptando-se perfeitamente à forma do corpo dos ocupantes, enquanto que os apoios de cabeça de fibra de carbono também estão equipados com proteção lateral.
Cada linha e superfície do Huayra R está, de fato, projetada para gerar a máxima carga aerodinâmica, com um objetivo de desenvolvimento inicial de 1.000 kg de carga a 320 km/h e uma distância ao solo que permite a máxima aerodinâmica.
Com a suspensão fabricada em liga de alumínio forjado, dupla forquilha independente com molas helicoidais e amortecedores ativos controlados eletronicamente, toda a configuração do novo sistema com pontos de montagem rígidos, não só permite que toda a potência e o extraordinário torque do Pagani V12-R seja transferida ao solo, como também oferece uma precisão de condução sem precedentes.
O Pagani Huayra R conta com uma potência de frenagem de primeira categoria graças aos novos discos carbono-cerâmicos autoventilados CCM-R junto com pastilhas de corridas.
As unidades equiparão pneus P Zero especificamente projetados para o modelo que estarão montados em rodas monolíticas de 19 polegadas, projetadas na medida em conjunto com a APP Tech e forjadas com liga de alumínio.