PAGANI IMOLA ROADSTER: MOTOR AMG V12 BITURBO COM 850 CV

Mais de quatro anos se passaram desde que vimos pela primeira vez o Imola coupe baseado no Huayra, e agora a Pagani apresenta finalmente a versão Roadster. Embora tecnicamente o Codalunga seja o carro mais novo da empresa, a exótica marca italiana quer alongar a vida do Huayra.
Não é nenhuma surpresa, levando em conta que houve muitos Zonda one-off anos depois do lançamento do Huayra. Esta nova criação foi anunciada como o melhor carro conversível da marca.
Há uma boa razão para que tenha um pacote aerodinâmico tão selvagem: o projeto foi inspirado no Huayra mais impressionante já construído. Estamos falando do R, um monstro sem concessões, apenas para circuito. A grande diferença é que a Pagani projetou o Imola Roadster para seu uso com tráfego aberto.
Antes de adicionar os líquidos, pesa apenas 1.260 kg, agora, não se trata de um utilitário com um motor de 3 cilindros e 1.0 litro, mas de um conversível de luxo com um enorme propulsor V12 desenvolvido pela AMG.
Este motor biturbo de 6.0 litros oferece nada menos que 850 cv e 1.100 Nm. Surge acoplado a uma transmissão sequencial de 7 velocidades desenvolvida pela Xtrac especificamente para a Pagani. Pisando fundo, alcança os 350 km/h antes que seja ativado o limitador eletrônico. Aliás, há somente um eixo motriz, o traseiro.
Assim como o Audi R8 GT2, focado na pista mas homologado para estrada, o Imola Roadster conta com pneus Pirelli P Zero Trofeo R: 265/30 R20 no eixo dianteiro e 355/25 R21 no traseiro, que calçam as rodas de liga leve forjadas.
Os freios carbocerâmicos e ventilados da Brembo proporcionam uma enorme potência de frenagem em ambos os eixos. Outro aspecto destacado do supercarro conversível é a suspensão de dupla forquilha com amortecedores controlados eletronicamente.
A Pagani não se pronunciou sobre o preço, mas afirma que o Imola Roadster estará limitado a somente oito unidades, de modo que é ligeiramente menos exclusivo que o coupé, do qual foram fabricados apenas cinco exemplares.