PARECE QUE A McLAREN NÃO VAI MUITO BEM: ESTÁ VENDENDO PARTE DE SUA COLEÇÃO
O McLaren Artura é o primeiro superesportivo híbrido de alto desempenho de produção em série da marca britânica. Concentra mais de meio século da experiência da marca e promete um desempenho inigualável, uma excelente dinâmica e a máxima inovação em engenharia, com uma eletrificação que agora oferece benefícios adicionais ao acelerar.
No entanto, sua chegada aos clientes está atrasando mais do que o normal. Sim, o lançamento do McLaren Artura parece estar marcado por atrasos e problemas constantes. E parece que problemas sérios, já que o fabricante de Woking revelou que teve que vender alguns veículos de sua coleção patrimonial para resolver os problemas técnicos que estão atrasando as entregas.
A McLaren comunicou a venda durante seu relatório financeiro do terceiro trimestre. Ao que parece, o Artura necessita de “certas atualizações técnicas” antes de sua chegada ao mercado, o que se traduz em outro atraso na produção do esportivo híbrido. E como caberia esperar, esta atualização necessita de financiamento, o qual chega de Bahrein.
A McLaren não quis revelar muitos detalhes da venda de parte de sua coleção de clássicos. Não sabemos quais veículos estão incluídos no lote, mas sabemos que o fundo soberano de Bahrein, Mumtalakat Holding Co., pagou 123 milhões de dólares por eles. Este fundo é também o maior acionista da McLaren, é por isso que deu uma ‘mãozinha’.
O Mumtalakat Holding Co. possui atualmente quase 60% das ações da McLaren. Por outra parte e, segundo o relatório anual de 2021 do fabricante, sabemos que a McLaren contava com 54 automóveis de corridas e superesportivos de Fórmula 1 em sua coleção patrimonial. Infelizmente, parece que essa injeção de liquidez tampouco é suficiente.
No relatório financeiro do terceiro trimestre, a empresa destacou que está em “conversações ativas com todos os acionistas sobre uma recapitalização do grupo”, assim como assinala o pessoal da Automotive News. De fato, a McLaren reportou uma perda de 249 milhões de dólares nos primeiros nove meses de 2022.