PEUGEOT 2008 2020: TODOS OS SEGREDOS DA SEGUNDA GERAÇÃO DO CROSSOVER FRANCÊS

Há pouco tempo foi revelada a nova geração do Peugeot 208, o modelo estandarte da marca francesa no segmento B, que chega ao mercado profundamente renovado e com uma abordagem técnica das mais inovadoras, incluindo uma versão elétrica pura pela primeira vez em toda a história da marca do leão, o novo Peugeot e-208.
No entanto, as novidades da marca no segmento B não acabam com esse utilitário, já que um recente relato da imprensa francesa revelou inovadores e interessantes detalhes sobre a próxima geração do Peugeot 2008, a versão crossover baseada no subcompacto francês.
O novo Peugeot 2008 2020 será apresentado de maneira paralela ao seu maior rival, o Renault Captur, que acontecerá no princípio do próximo verão europeu. De modo que ambos os B-SUVs chegarão como seus homólogos convencionais, da mesma forma que o novo Clio também foi apresentado nas mesmas datas do 208.
Essa nova geração do Peugeot 2008 não será uma simples evolução do primeiro modelo, já que estará baseada na mesma plataforma CMP utilizada pelo 208, e graças a essa arquitetura o modelo crescerá em tamanho e gozará de uma abordagem tecnológica muito mais avançada, incluindo também uma futura versão elétrica pura, o novo Peugeot e-2008.
A nova geração do Peugeot 2008 crescerá até os 4.3 metros de comprimento, o que será notado no habitáculo e no porta-malas, que elevará seu volume a mais de 400 litros, mas sobretudo no exterior, onde o modelo ganhará presença.
Como podemos ver nas recreações, o novo Peugeot 2008 será uma evolução das linhas que já vimos no novo Peugeot 208, com uma carroceria visivelmente mais elevada e uma parte frontal mais agressiva. Como esperado, as ópticas não serão nenhuma surpresa, já que contará com as mesmas luzes diurnas em forma de presas na parte dianteira e o retângulo escuro na traseira.
No interior, além de mais espaço para os ocupantes e o porta-malas, haverá um painel com um aspecto muito tecnológico e que contará com a última geração do sistema i-Cockpit da Peugeot, com tela digital de 10 polegadas atrás do volante e uma segunda tela táctil central para o sistema de infotainment, que conforme a versão estará disponível em dois tamanhos (7.0 e 10 polegadas).
A futura linha do 2008 será composta por motores a gasolina e diesel, com uma faixa de potências entre 100 e 155 cv, e conforme a versão haverá opção de transmissão automática, a caixa EAT8 de 8 velocidades.
Junto a estes, chegará o novo e-2008, a primeira versão elétrica do crossover francês, que contará com uma potência máxima de 136 cv (100 kW) e baterias de CATL de 50 kWh, capazes de oferecer uma autonomia de 320 km com uma só carga. Essa versão se diferenciará das outras pelas novas rodas e pequenas mudanças estéticas.
Depois de sua apresentação, o novo 2008 estará disponível a partir de janeiro de 2020, com um preço base de 22.500 euros na França para a versão gasolina de 1.2 litros e 100 cv, enquanto que o novo e-2008 elétrico partirá de 35.000 euros em seu mercado natal.
Em qualquer caso, o equipamento da nova linha 2008 será bem completo, incluindo elementos como o assistente de estacionamento, sistema de controle de cruzeiro adaptativo com função Stop&Go nas versões automáticas, sistema de assistência de manutenção de faixa, sistema de frenagem automática de emergência com detecção de pedestres e ciclistas, sistema de reconhecimento de sinais de trânsito e o inovador sistema Smart Access de abertura sem chaves.