PEUGEOT 2008 CONQUISTA NOTA MÁXIMA EM TESTE DO EURO NCAP
- Lançado no mercado europeu em abril e somando mais de 54 mil unidades vendidas até o mês de setembro, o crossover 2008 superou com êxito os testes de segurança do Euro NCAP e obteve cinco estrelas, a mais alta pontuação.
Sucesso absoluto, o modelo teve sua produção ampliada na fábrica de Mulhouse, na França, e já ocupa o pódio do segmento de utilitários esportivos compactos em quatro países (2ª posição na Dinamarca e 3ª posição na França, em Portugal e nos Países Baixos).
O Peugeot 2008 também será produzido e comercializado no Brasil a partir de 2015.
O Peugeot 2008 é o mais recente modelo da Marca a ser coroado com a nota máxima de cinco estrelas na avaliação do Euro NCAP – European New Car Assessment Program, instituto europeu que há 16 anos avalia a segurança dos automóveis novos.
Sob a ótica das normas do Euro NCAP, que conta com critérios rígidos e bastante abrangentes, o Peugeot 2008 obteve seu melhor resultado na análise relacionada à proteção dos ocupantes adultos, que compreende choques frontais, laterais e traseiros, apresentando 88% de aprovação.
No aspecto referente à proteção das crianças, o modelo atingiu um índice de 77%, levando em conta os mesmos tipos de colisões; 72% foi o resultado obtido em relação à proteção dos pedestres e 70% na avaliação dos sistemas de apoio à segurança.
Vale destacar que o Euro NCAP introduziu em 2012 um novo grau de avaliação, adotando critérios ainda mais exigentes. Dentro dessa nova análise o Peugeot 208, com quem o 2008 compartilha plataforma, foi o primeiro veículo em seu segmento a obter classificação máxima.
Os resultados obtidos nos testes são a melhor prova da eficiência do 2008 no que diz respeito a segurança ativa e passiva. Equipamentos como regulador/limitador de velocidade, ESP (agrupando sistema antiderrapagem – ASR, controle de estabilidade – CDS, assistente de frenagem de emergência – AFU, e repartidor eletrônico de frenagem – REF), seis airbags e Isofix, por exemplo, são itens de série no 2008.
O modelo também se beneficia da liderança da Marca em termos de segurança terciária por meio do Peugeot Connect SOS e do Peugeot Connect Assistance, que garantem o acionamento de resgate no caso de incidentes, a partir de um eficaz sistema de localização do veículo. Além disso, a organização dos elementos disponíveis em seu interior e a arquitetura redesenhada do posto de condução facilitam o ato de conduzir e o acesso a todos os controles do veículo.
Ao apresentar informações na altura dos olhos, o painel de instrumentos minimiza o desvio de atenção do trajeto por parte do condutor. Para completar, o pequeno volante que equipa o 208 permite mais agilidade, oferecendo ao motorista uma nova e dinâmica experiência ao dirigir.
A versão Active, avaliada pelo Euro NCAP, é equipada com a motorização 1.2 e-Vti de 82 CV (ETG5), com emissões de CO2 de apenas 99 g/km. O motor de 3 cilindros movido à gasolina conta com o sistema Stop & Start, reduzindo em até 15% no consumo no trânsito urbano, e está acoplado a uma caixa manual de cinco velocidades, que permite praticidade nas manobras sem o acionamento do pedal do acelerador.
O Peugeot 2008 também será produzido no Centro de Produção de Porto Real, no Rio de Janeiro, e sua comercialização se dará a partir de 2015.