PEUGEOT 208: SEGUNDA GERAÇÃO DO MODELO FRANCÊS SERÁ REVELADA EM GENEBRA

A Peugeot continua trabalhando no desenvolvimento da nova geração de um dos pilares centrais de sua linha. Muito em breve o Peugeot 208 sofrerá sua oportuna e esperada mudança de geração. O utilitário francês do segmento B é hoje em dia um dos modelos mais populares da marca do leão. Apesar da enorme oferta existente nessa categoria, o fabricante francês conseguiu um produto de qualidade a um preço razoável.
Os anos já pesam sobre as costas do Peugeot 208, de modo que é o momento de direcionar as atenções na segunda geração do modelo que surgirá no próximo ano. Os fotógrafos de plantão já captaram diferentes protótipos de testes do Peugeot 208 2019 no sul da Europa em várias ocasiões. Embora os exemplares avistados mostravam uma densa camuflagem, essas imagens e toda a informação que estão disponíveis, é possível adiantar como será o design do novo 208 com as recreações que podem ser vistas abaixo.
Esteticamente, a segunda geração do Peugeot 208 significará um ponto de inflexão em relação aos seus antecessores - Peugeot 206 e Peugeot 207. Adotará a nova filosofia de design que a Peugeot está aplicando a seus novos modelos. As recreações chegam muito perto do novo Peugeot 508, com a linguagem de design que foi adiantada pelo Peugeot Fractal Concept.
Alguns dos traços mais chamativos serão os novos faróis dianteiros, as luzes LED que simulam as presas de um leão e as novas lanternas traseiras, também com tecnologia LED, que estarão unidas mediante um friso de cor preta. Outros detalhes interessantes são a nova grade, para-choques e formas gerais que o aproximarão de seu irmão maior, o Peugeot 308.
Deixando de lado o exterior, o interior do Peugeot 208 2019 também será objeto de uma profunda renovação. O uso de uma nova plataforma foi fundamental para conseguir um habitáculo o mais espaçoso possível. Os acabamentos superiores mostrarão um quadro de instrumentos digital e uma tela táctil de dimensões generosas que coroará o console central.
Relacionado a nível técnico com o novo DS 3 Crossback, o equipamento tecnológico do novo Peugeot 208 se beneficiará dos avanços apresentados pelo modelo da DS Automobiles. Entre outros sistemas de assistência à condução, contará com assistente em congestionamentos, controle de cruzeiro adaptativo e frenagem automática de emergência com detecção de pedestres e ciclistas.
Montado sobre a plataforma CMP do Grupo PSA, a nova geração do utilitário francês terá dimensões similares às do modelo atual, mas seu interior será mais espaçoso e o porta-malas aumentará sua capacidade de carga para acima dos 300 litros. A distância entre-eixos será praticamente a mesma.
No que diz respeito à parte mecânica, a linha de motores será muito variada. Além de motores a gasolina PureTech com potências que irão desde os 68 até os 155 cv, também haverá um motor diesel 1.5 BlueHDi de 100 e 130 cv. Uma das grandes novidades será a chegada de uma versão 100% elétrica e se prevê que a Peugeot acrescente à oferta outra opção eletrificada, uma versão semi-híbrida, ou ‘mild hybrid’.
Os entusiastas da esportividade deverão passar pela mobilidade elétrica, já que o novo Peugeot 208 GTI será totalmente elétrico. Estará equipado com uma bateria de íons de lítio de 50 kWh e anunciará uma autonomia de 300 quilômetros com base no novo ciclo de homologação WLTP.
A estreia do novo Peugeot 208 está agendada para o Salão de Genebra 2019, sendo uma das principais novidades que a Peugeot levará a esse evento automobilístico. Pouco depois será iniciada a sua comercialização com as primeiras unidades chegando aos concessionários que a marca possui por todo mundo. As primeiras entregas estão programadas para o segundo semestre do próximo ano.
As últimas informações sugerem que a nova geração do Peugeot 208 será fabricada em alguma das plantas que o Grupo PSA possui no Leste Europeu. Além disso, se prevê que as versões básicas do novo 208 sejam produzidas na nova fábrica da PSA em Kenitra, no Marrocos. Por enquanto fica descartada a possibilidade de que o novo 208 leve o selo ‘Made in France’.