PEUGEOT 307 CAMELEO CONCEPT: NO MEIO DO CAMINHO ENTRE UMA PERUA E UMA PICK-UP

Aproveitando o Salão de Genebra de 2001, o fabricante francês apresentou um interessante protótipo chamado Peugeot 307 Cameleo, apenas alguns meses antes de mostrar o seu novo Peugeot 307 de produção.
Como podemos imaginar, o nome do protótipo da Peugeot faz alusão a um camaleão, devido ao curioso aspecto do modelo, a meio caminho entre um veículo familiar e uma pick-up.
Até o pilar C (o traseiro), o protótipo Cameleo era idêntico ao Peugeot 307 de cinco portas que chegou posteriormente aos concessionários da marca, embora na parte traseira a coisa fosse bem diferente.
Na verdade, a traseira se destacava por uma pequena caçamba de carga ao estilo de uma pick-up, cobertura incluída, e chamativas barras cromadas. Segundo o fabricante francês, o veículo era baseado na ideia de “combinar um sedan com uma pick-up”.
O volume de carga oferecido pelo protótipo era entre 400 e 800 litros, graças aos bancos traseiros rebatíveis e uma ‘parede’ posterior desmontável que permitia conectar o habitáculo com a caçamba de carga.
A pintura laranja brilhante do exterior era das mais chamativas, enquanto que no habitáculo o modelo contava com uma combinação de cores diferente, com couro azul escuro e de tom areia, além de tapetes também azuis e um grande teto panorâmico de vidro, por exemplo.
Na época, no entanto, muitos órgão de imprensa não concordaram sobre o propósito da Peugeot com o 307 Cameleo, e meios como a revista alemã ‘Der Spiegel’ se perguntavam se era “um teste de criatividade ou uma piada boba”, e se teria ou não visão de futuro.
O modelo que finalmente chegou ao catálogo da Peugeot, o 307, foi fabricado entre os anos 2001 e 2009, e contou com diversas carrocerias, desde o compacto de cinco portas convencional e a perua ou 307 SW, até o conversível 307 CC.