PEUGEOT 308 ESTREIA NOVOS MOTORES E UMA TRANSMISSÃO AUTOMÁTICA DE 8 VELOCIDADES EAT8

O Peugeot 308 teve sua linha renovada recentemente, com modificações na carroceria, interior e equipamento, especialmente com novas opções de conectividade a bordo. Agora, o compacto da marca francesa também marca sua posição no mercado com novas opções mecânicas.
Mais eficientes e com melhores desempenhos, a nova família de propulsores faz parte da estratégia de motores 2020, destacando as opções a gasolina PureTech 130 e os diesel BlueHDi 130 e 180 S&S, além da nova transmissão automática de oito velocidades EAT8 que, segundo a Peugeot, melhora o conforto de condução.
O novo motor PureTech 130 é a opção mais equilibrada da linha a gasolina. É equipado com um filtro de partículas capaz de reduzir a emissão em 75%, cumprindo com a norma de emissões Euro 6B e reduzindo o consumo de combustível em 4% graças à combinação de um novo turbocompressor, uma válvula EGR de recirculação dos gases de escape e a uma pressão de injeção de 250 bar, entre outras medidas. Essa opção se combina com uma transmissão manual de seis velocidades oferecendo mudanças mais precisas.
Pelo lado diesel, o novo motor de 1.5 litros BlueHDi 130 S&S (DV5R) conta com 10 cv a mais que seu antecessor de 1.6 litros, e com um ajuste especial que permite reduzir o consumo de combustível entre 4% e 6% comparado com o bloco anterior equivalente, graças à redução da cilindrada, a um novo intercooler e a um sistema de combustão baseado na tecnologia utilizada no motor do Peugeot 908 vencedor das 24 Horas de Le Mans de 2009.
A versão diesel mais potente se encontra a bordo do 308 GT utilizando o motor BlueHDi 180 S&S (DV10FC) associado à transmissão automática de oito velocidades EAT8, desenvolvida em conjunto com os japoneses da Aisin, e equipada com uma alavanca de controle eletrônico mais ergonômica tomada do novo Peugeot 3008, além de aletas no volante de série.
A nova transmissão automática de oito velocidades EAT8 foi projetada para oferecer mais precisão e com uma nova lógica de controle que reduz o consumo em 7% junto com o Stop&Start e quase que elimina por completo os saltos de regime em cada mudança de velocidade graças a um conversor de torque flexível, especialmente nas manobras de estacionamento e nos arranques. Além disso, conta com uma função ‘Park’ que se ativa automaticamente ao desligar o motor.