PEUGEOT 505 BREAK 4X4 DANGEL: O PRIMEIRO SUV DA MARCA FRANCESA ESTÁ À VENDA NA ITÁLIA

Esta notícia chega da Itália e na verdade é muito curiosa. Hoje, praticamente todas as marcas contam com pelo menos um em sua linha, mas nos anos 80 os SUVs eram muito raros. Exceto pelo emblemático Range Rover, muito poucos modelos elevados e com tração integral estavam disponíveis no mercado.
Um desses veículos era o estranho Peugeot 505 Break 4x4 Dangel de 1985, que poderia ser considerado o primeiro e verdadeiro crossover do fabricante francês. O carro tem uma história muito especial e está à venda em um especialista de Reggio Emilia, Itália.
Se ouvimos falar muito pouco deste 505, não é estranho, mas normal. A Peugeot fabricou apenas 5.000 exemplares do Dangel 4x4 e destes, somente 500 foram feitos com a carroceria familiar Break.
Muitos destes exemplares, devido às suas capacidades todo-terreno, seguiam para norte da África, o que os tornou ainda mais inacessíveis para os clientes europeus. Calcula-se, de fato, que ficaram apenas 20 exemplares no Velho Continente e este que está sendo vendido agora é o único em toda a Itália, por exemplo.
Este mesmo modelo foi adquirido durante um leilão em 2018 e o anúncio correspondente foi muito útil para reconstruir a história deste Peugeot tão especial. E não é só isso, já que é o próprio 505 que conta sua ‘vida’ através de um documento verde, complementado com um texto que mostra as diferentes mudanças de propriedade.
De acordo com a página da Bolaffi Auction, o modelo foi entregue novo à embaixada francesa na Líbia, onde permaneceu até 2014. Nesse ano, o 505 foi importado pela Itália e sofreu uma reforma integral que deixou o veículo no estado que aparece nas imagens.
O SUV da Peugeot dispõe de linhas chamativas se for comparado com outros modelos dos anos 80. O projeto do 505 Break foi obra da Dangel, uma empresa francesa especializada na transformação aventureira de veículos das marcas Peugeot e Citroën.
O resultado foi um autêntico 4x4 com 22 centímetros de altura livre em relação ao solo, uma transmissão manual de 5 velocidades com relação de cambio curta, proteções inferiores e uma capacidade de atravessar áreas alagadas de 60 centímetros.
No habitáculo há indicadores analógicos específicos de um bom off-road, como um inclinômetro. O modelo que aparece no anúncio está pintado na cor Blanc Meje e conta com um motor a gasolina de 2.0 litros que desenvolve uma potência de 98 cv.
Outro aspecto interessante é o preço. Em 2018, o carro foi vendido em um leilão por 23.500 euros, enquanto que hoje o custo é de 59.000 euros, muito mais que os cerca de 30.000 euros que custa um 5008 moderno (o maior SUV de toda a linha Peugeot) com o equipamento básico. Um valor quase triplicado, e razoável, se levarmos em conta que estamos falando de um objeto de culto para qualquer bom colecionador.