PEUGEOT 908 RC: ESTE PROTÓTIPO EQUIPAVA O MOTOR V12 HDi DO 908 DE LE MANS
Numa época em que a moda dos SUV ainda não havia eclodido e os fabricantes de automóveis ainda concentravam seus esforços no desenvolvimento dos na época bem-sucedidos sedans, o fabricante francês decidiu adiantar um concept car que mais tarde deveria ter se convertido no Peugeot 608. O modelo de produção não chegou, mas ficou em todos a lembrança da imagem do Peugeot 908 RC Concept, um protótipo que estava equipado com o motor V12 HDi do 908 que participou nas 24 Horas de Le Mans.
Foi no Salão de Paris de 2006 quando a empresa revelou o Peugeot 908 RC. O objetivo com este protótipo era estudar novas formas e testá-las com o objetivo de encontrar novas soluções. O concept car deve seu nome ao seu motor, o Peugeot V12 HDi DPFS (Diesel Particulate Filter System), a mecânica que mais tarde impulsionou o Peugeot 908 HDi FAP no Campeonato do Mundo de Resistência entre 2007 e 2010, conseguindo a vitória em 2009.
A nível estético, o 908 RC (RC eram as siglas que identificavam os modelos esportivos de Peugeot na época, em detrimento do clássico GTi), era um sedan esportivo de quatro lugares que se caracterizava por seu capô curto e a posição adiantada da cabine, com um largo pilar C e uma saliência traseira mais longa.
A razão para apresentar estas atípicas proporções se devia principalmente à localização do motor, já que os engenheiros da Peugeot instalaram o propulsor na posição central-traseira. Também contava com os faróis dianteiros afilados, um para-choque muito esportivo com grandes entradas de ar, rodas multirraio de 20 polegadas calçadas com pneus Michelin Pilot Sport PS2, ausência de maçanetas nas portas, um para-brisa panorâmico e uma traseira que lembra muito a do Peugeot RCZ, alongada, com lanternas triangulares, um grande difusor e quatro saídas de escape.
O interior do Peugeot 908 RC era moderno e inovador para a época, com um curioso volante de desenho horizontal com os comandos integrados no aro, um quadro de instrumentos com telas divididas, uma tela central vertical para controlar a climatização e outras funções do veículo, um console inferior minimalista e quatro bancos esportivos confeccionados com materiais como o couro e a madeira, assim como um amplo teto panorâmico dividido com 3 m2 de superfície.
No entanto, o mais interessante do 908 RC Concept era, sem dúvida nenhuma, a sua mecânica. Era equipado com um motor diesel V12 de 5.5 litros com duplo turbo, que desenvolvia 700 cv de potência e 1.200 Nm de torque. O motor surgia acoplado a uma transmissão sequencial automática de 6 velocidades e equipava dois filtros de partículas que o tornavam mais ecológico na época.
É claro, o Peugeot 908 RC jamais chegou a ser produzido. A ideia inicial era a de construir um Peugeot 608, que deveria ter sido o substituto do 607, embora isso tampouco aconteceu. Pelo menos serviu como fonte de inspiração para o mencionado RCZ, um coupe esportivo que veria a luz quatro anos mais tarde, embora sem o motor V12 diesel de Le Mans.