PEUGEOT CONFIRMA OS PRIMEIROS DETALHES DO 3008 ELÉTRICO E ANUNCIA O LANÇAMENTO DO e-5008

A Peugeot iniciou um ambicioso processo de mudança para o carro elétrico. Foi estabelecido um plano estratégico que inclui uma longa lista de lançamentos em um curto espaço de tempo. Um roteiro apoiado no novo Projeto E-Lion que acaba de ser anunciado. A Peugeot não só confirmou quais modelos verão a luz nos próximos anos, como também deu novas chaves sobre como enfrentará seu processo de eletrificação.
O Projeto E-Lion engloba a estratégia da Peugeot para enfrentar a recente era da mobilidade sustentável. No entanto, não seremos testemunhas apenas do lançamento de veículos totalmente elétricos. O fabricante francês ratificou a iminente chegada de automóveis com sua nova tecnologia híbrida leve (MHEV) de 48 volts. Uma tecnologia anunciada inicialmente para os Peugeot 3008 e 5008.
Ao longo deste ano será introduzida a tecnologia MHEV na linha Peugeot, que não será equipada apenas nos mencionados 3008 e 5008. Também poderemos encontrá-la no configurador dos 208, 2008, 308 e 408.
O sistema Peugeot Hybrid 48V é composto por um motor a gasolina PureTech de nova geração disponível em dois níveis de potência, 100 e 136 cv. Está acoplado a uma transmissão automática de dupla embreagem de 6 velocidades. Na transmissão se integra um motor elétrico de 21 kW (29 cv). Graças a uma bateria de íons de lítio poderá circular em modo 100% elétrico em determinadas situações. A marca adverte que esta tecnologia permite uma redução de 15% no consumo de combustível.
Além de ratificar a implantação dessa tecnologia para sua linha e de voltar a destacar a iminente chegada dos carros elétricos previamente confirmados, o mais relevante destacado pela Peugeot tem como protagonista o seu bem-sucedido crossover compacto. Foram dados os primeiros detalhes do Peugeot 3008 elétrico. O esperado Peugeot e-3008 será uma realidade no curto prazo.
Em primeiro lugar foi anunciado que o novo 3008 elétrico será revelado no segundo semestre de 2023. O Peugeot e-3008 será uma das grandes novidades da nova geração do modelo, que está atualmente em desenvolvimento. Este crossover elétrico deverá enfrentar, entre outros modelos, o Volkswagen ID.4 e o Skoda Enyaq.
Estará equipado com três powertrains elétricos, incluindo o de duplo motor. A autonomia do 3008 elétrico alcançará os 700 quilômetros e será o primeiro automóvel a chegar no mercado com a nova plataforma STLA Medium da Stellantis.
Por último, mas nem por isso menos importante, devemos mencionar o ‘irmão maior’ do 3008. O Peugeot 5008 também sucumbirá à eletrificação em seu mais alto nível. E embora nos próximos meses venha a contar com motorização híbrida leve, seu futuro passa por converter-se em um SUV elétrico. A Peugeot anunciou que, pouco depois do lançamento do 3008 elétrico, verá a luz o novo Peugeot e-5008.