PEUGEOT e-104: O RESSURGIMENTO DE OUTRO CLÁSSICO QUE APOSTA NA ELETRIFICAÇÃO

Em apenas alguns meses acontecerá um importante aniversário para um dos modelos que marcaram a história recente da Peugeot. A icônica marca francesa se prepara para celebrar o 50º aniversário do Peugeot 104. Um modelo que marcou uma época e foi fundamental na motorização de boa parte dos cidadãos franceses, assim como do resto do Velho Continente.
O auge da eletrificação na Europa, e mais concretamente da mobilidade elétrica, está sendo chave para que determinados modelos regressem à vida. Um claro exemplo desta tendência é o esperado Renault 5 E-Tech. O Renault 5 voltará ao mercado transformado em um carro elétrico. Então, talvez pudesse acontecer o mesmo com o modelo da Peugeot. Estas recreações permitem vislumbrar um hipotético Peugeot e-104.
A Peugeot introduziu o 104 no mercado em 1972. Um modelo que gerou muito interesse devido ao nível de praticidade que oferecia em seu concorrido segmento. A carroceria de quatro portas e seus 3.58 metros de comprimento o tornavam um veículo ideal para circular por ambientes urbanos. No âmbito da celebração de suas ‘bodas de ouro’ será dedicado a ele uma exposição no Museu da Aventura Peugeot do próximo mês de junho até dezembro de 2022. Também estão previstos importantes eventos através do Club Peugeot 104.
Infelizmente, e apesar do papel que ele desempenhou, neste momento a Peugeot não está considerando o regresso do 104. Mais ainda quando o Peugeot 108 foi descontinuado. Correm tempos ruins para este tipo de veículo. E a maior parte das marcas que seguem apostando nesse segmento o fazem recorrendo à eletrificação.
De qualquer forma, além dos planos da Peugeot, é o momento perfeito para imaginar como seria o ressurgimento deste modelo. Para voltar à vida na Europa, é inquestionável que a marca optaria por um sistema de propulsão 100% elétrico. Ou seja, um Peugeot e-104. Um modelo capaz de enfrentar o FIAT 500e e o MINI Cooper SE. Tudo isso sem perder de vista o futuro lançamento da Renault.
As recreações que aparecem nas imagens mostram um design onde se combina o passado com o futuro. Jogar com o componente nostálgico é uma ideia fantástica para cativar o público e seguidores veteranos. O habitat natural do e-104 seria a grande cidade, um ambiente onde poderia espremer ao máximo as capacidades do seu sistema de propulsão.
É importante lembrar que, atualmente o modelo que desempenha o papel de elétrico de acesso à linha Peugeot é o e-208. Caso seja materializada essa proposta do e-104, estaremos diante do elétrico mais acessível da marca francesa.