PEUGEOT e-208 PSE: O SUCESSOR ELÉTRICO DO ICÔNICO 208 GTI

A chegada do novo Peugeot 508 PSE marcou o início de um novo capítulo na história da Peugeot Sport. O primeiro veículo eletrificado da divisão esportiva do fabricante francês que entrou em cena não é mais que um pequeno vislumbre do que está por vir. O próximo grande projeto é um utilitário esportivo e totalmente elétrico. O esperado substituto espiritual do icônico 208 GTI.
O Peugeot e-208 PSE será uma realidade. Praticamente quando entrou em cena o novo e-208, de maneira paralela surgiram as primeiras informações sobre o possível desenvolvimento de uma versão esportiva. Agora, com relação à sua chegada ao mercado e quais serão seus principais rivais, pouco a pouco vão surgindo novas informações que são determinantes e que permitem esclarecer algumas destas dúvidas.
As especulações sobre a futura linha da PSE (Peugeot Sport Engineered) são abundantes. Jean Philippe Imparato advertiu que todos os modelos da linha estão em posição de “reivindicar a etiqueta PSE”. Agora, o principal ator que determinará o futuro mais imediato da PSE é nem mais nem menos que Carlos Tavares, o dirigente máximo da Stellantis.
Recentemente o próprio Tavares destacou que o próximo modelo da PSE chegará durante a vida média de um dos modelos atuais. O destaque é o Peugeot e-208 e, mais concretamente, a atualização de meio ciclo de vida que sofrerá ao longo desta geração. Um facelift que está previsto para algum momento do próximo ano de 2023.
A linha 208 em seu conjunto, versão elétrica incluída, estreará inúmeras novidades. Exibirá o novo logo da Peugeot, além da pertinente atualização tecnológica e técnica. E, o que é igualmente importante, será o momento de dar as boas-vindas à versão topo de linha quanto à exclusividade e esportividade. Além disso, poderá orgulhar-se de ser o primeiro esportivo elétrico na história da Peugeot desenvolvido pelo pessoal da Peugeot Sport.
François Wales, Diretor da Peugeot Sport, no início do ano passado comentou que o e-208 PSE “funcionará melhor” que o Peugeot 208 GTI by Peugeot Sport. Será tomado como base o sistema de propulsão do atual e-208. Agora, a potência do motor elétrico será revisada para cima e o grande desafio será aumentar a capacidade da bateria para superar a barreira dos 50 kWh e, sobretudo, poder oferecer uma autonomia superior.