PEUGEOT e-EXPERT HYDROGEN: O FURGÃO FRANCÊS APOSTA NO HIDROGÊNIO

A Stellantis decidiu entrar no mercado do hidrogênio apostando em um segmento que está em crescimento. A célula de combustível está destinada a desempenhar um papel protagonista especialmente no âmbito profissional. É por isso que o novo grupo automobilístico introduzirá no curto prazo uma linha de furgões a hidrogênio. O novo Peugeot e-Expert Hydrogen é um deles.
O Peugeot Expert ocupa um lugar de destaque na família de veículos comerciais da Peugeot. Há relativamente pouco tempo estreou sua versão 100% elétrica, o Peugeot e-Expert. Agora é a vez de uma alternativa igualmente interessante, o modelo alimentado por hidrogênio. Um veículo que entra em cena no formato de produção em série.
Apesar do sistema de propulsão que é utilizado pelo novo e-Expert Hydrogen, o veículo mantém intacto o volume e a capacidade de carga. Portanto, neste aspecto não há diferença com relação às versões com motor a combustão ou elétrico. Segue sendo um aliado perfeito para enfrentar as duras jornadas de trabalho. Além disso, é oferecido em dois comprimentos (Standard e Longo).
O volume de carga alcança os 6.1 m3, enquanto que a capacidade de carga útil se situa nos 1.100 kg como máximo. E o que é igualmente destacável, a capacidade de reboque é de 1.000 kg.
As diferenças estéticas com relação ao modelo a combustão ou 100% elétrico são mínimas. Na verdade, surgem insígnias que fazem referência ao combustível que é utilizado pelo sistema de propulsão. Assim como ocorre com o modelo plug-in, os detalhes azuis estão muito presentes tanto no exterior como no interior.
Além dos detalhes visuais e de equipamento, o que é realmente importante está nas entranhas. Ou seja, o sistema de célula de combustível de hidrogênio. Ele é composto de um motor elétrico que alcança os 100 kW (136 cv) e 260 Nm. Outro elemento chave é una bateria de íons de lítio de 10.5 kWh. Além disso, dispõe de três tanques onde podem ser armazenados 4.4 kg de hidrogênio, que podem ser cheios em 3 minutos.
O novo e-Expert Hydrogen é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 15 segundos e alcançar uma velocidade máxima de 130 km/h. A autonomia supera os 400 quilômetros de acordo com o ciclo WLTP.
Com relação à sua chegada ao mercado, o desembarque do novo furgão movido a hidrogênio da Peugeot acontecerá de maneira escalonada apostando em um primeiro momento naqueles mercados onde esta tecnologia está mais estendida. O novo e-Expert Hydrogen será oferecido inicialmente na França e na Alemanha a partir do final de 2021. Estará disponível a clientes profissionais em venda direta.
A produção em série do veículo acontecerá em Valenciennes (França). Agora, a transformação à tecnologia do hidrogênio será realizada em Rüsselsheim (Alemanha). Em ambos os casos, centros da Stellantis.