PEUGEOT PROMÉTHÉE CONCEPT: UM PROTÓTIPO QUE ADIANTAVA O PEUGEOT 307
O Peugeot 308, um dos compactos mais conhecidos e consolidados do mercado, estreou recentemente uma nova geração, na qual está incluída uma versão híbrida plug-in, e no futuro oferecerá também uma versão totalmente elétrica.
De qualquer forma, um passo importante para o modelo que conhecemos atualmente foi dado pela marca francesa há mais de 20 anos, quando apresentou o Peugeot Prométhée Concept, um protótipo que antecipava o sucessor do bem-sucedido Peugeot 306.
O concept que aparece nas imagens foi apresentado no Salão de Paris de 2000 e foi concebido como uma vitrine do que estava por vir na marca do leão. Um ano depois nasceu um carro de produção muito similar no aspecto, o Peugeot 307.
A carroceria deste protótipo combinava o estilo de um compacto com traços de monovolume e inclusive crossover, com uma mescla de soluções únicas, como um para-brisa que se estendia até quase a parte central do teto do veículo, e painéis laterais inspirados no Peugeot 402 ‘Canadienne’.
Este Prométhée dispunha de duas portas do lado do passageiro e uma única porta corrediça do lado do condutor, solução que seria adotada alguns anos mais tarde pelo fracassado Peugeot 1007. No caso do concept, todas as portas eram de acionamento elétrico e podiam ser abertas de forma remota.
Provavelmente, a traseira do Prométhée era a parte menos convencional do seu design, de modo que a frente, de estilo mais convencional, foi praticamente a única coisa que chegou finalmente ao Peugeot 307 de produção, pelo menos em relação ao exterior.
O habitáculo, de generosas dimensões, oferecia espaço para quatro ocupantes, e contava com um painel de instrumentos analógico e uma pequena tela na parte superior do painel. Em geral, o aspecto do interior foi transferido de maneira bastante fiel ao modelo de rua. O protótipo contava também com climatizador automático, reprodutor de CD e duas telas para os ocupantes traseiros.
Debaixo do capô do Prométhée, a marca francesa montou um motor 2.0 HDi, a diesel e de 4 cilindros, com 90 cv de potência, suficiente para mover um protótipo que pesava menos de 900 kg e media apenas 4.18 metros de comprimento, muito longe do 308 atual, que chega até os 4.37 metros e pesa cerca de 1.4 toneladas.