PEUGEOT PROMOVE A ESTREIA MUNDIAL DO NOVO 208 EM GENEBRA
- Apresentado ao público no Salão de Genebra, o novo Peugeot 208 chegará ao mercado em junho
A Peugeot promoveu nesta semana a estreia mundial do novo 208 no Salão Internacional do Automóvel de Genebra, que depois de dois dias dedicados à imprensa, abriu nesta quinta-feira (5) suas portas ao público em geral.
Três anos após a apresentação do modelo na mesma mostra suíça, o novo 208, que será comercializado a partir do próximo mês de junho, surge com novas ambições, com um exterior e um interior atualizados em estilo e contando com uma ampliada oferta de novos motores Euro 6 e novos equipamentos.
De acordo com a Peugeot, o estilo exterior do novo 208 apresenta-se com mais raça devido a: uma grade maior com um contorno cromado integrado no para-choque; novos projetores de duas cores, negro e cromado, com uma nova assinatura luminosa em LED; novas rodas lisas, diamantadas ou gravadas a laser; novas lanternas traseiras com garras 3D a LED.
No interior, o lugar de condução i-Cockpit integra um volante compacto, um sistema de ”head-up display” e uma grande tela touchscreen de 7 polegadas. Entre as maiores alterações, destaca-se a introdução de: um painel de bordo com revestimento térmico de toque suave e decoração gráfica; instrumentação e comandos com iluminação branca; guias luminosas azuis nas versões com teto panorâmico; MirrorScreen, que permite duplicar a tela do smartphone na tela touchscreen de 7 polegadas.
Linha com mais possibilidade de escolha
As opções de cores propostas para o novo 208 cresce com uma nova tonalidade, o “Orange Power”, que se assume como a cor de lançamento do renovado modelo. Em complemento e para que nenhum cliente seja igual a qualquer outro, os packs de personalização exterior que aliam a grade às coberturas dos retrovisores exteriores estarão disponíveis a partir do segundo nível de acabamento.
Já adotada pelos Peugeot 308, 508 e RCZ, o novo 208 poderá contar também com o novo nível GT Line. Disponível em três ou cinco portas, com motores a gasolina PureTech ou diesel BlueHDi, o 208 GT Line adota o visual esportivo do GTi. No exterior, destaca-se a grade Equalizer, as rodas de alumínio de maior dimensão, com 17 polegadas, e as capas dos retrovisores negras, enquanto no interior os bancos e o volante são esportivos, tal como os pedais de alumínio, convidando a uma condução mais dinâmica.
Digno herdeiro do 205 GTi, que celebrou o seu 30º aniversário com a edição 208 GTi 30th, o 208 GTi by Peugeot Sport surge agora na linha com 208 cv sob o capô, um diferencial de deslizamento limitado Torsen, grandes discos de freio na frente de 330 milímetros e o seu estilo exterior vincado (opcional), afirmando-se como o mais radical dos 208.
Novos equipamentos tecnológicos
Para evitar um acidente em trânsito urbano ou reduzir a sua gravidade, o Peugeot 208 adota o novo dispositivo de frenagem Active City Brake, que se ativa abaixo dos 30 km/h. Graças a um sensor de curto alcance implantado no topo do para-brisas, o sistema de segurança particularmente útil na cidade ativa-se automaticamente, freando o veículo até à sua total imobilização, se necessário.
Outra novidade é a câmera de visão traseira que faz a sua aparição como opcional a partir do nível 2, facilitando as manobras em marcha-ré. Referência ainda para a função MirrorScreen, que permite duplicar a tela de um smartphone na tela touchscreen de 7 polegadas do modelo, para um melhor conforto visual, dando acesso às aplicações do telefone, música e navegação, entre outras.
Novos motores e transmissão automática
A nova linha 208 se baseia no estilo e nos conteúdos, mas conta também com quatro novos motores desenvolvidos pelo Grupo PSA Peugeot Citroën e uma nova transmissão automática EAT6.
Do lado dos motores diesel BlueHDi destacam-se: a introdução de três novos blocos 1.6 BlueHDi 75, 100 e 120; todas as versões registram emissões inferiores a 95 g/km de CO2; os motores 1.6 BlueHDi 75 e 100 registram consumo de 33,3 km/l e emissões de 79 g/km de CO2, fazendo do 208 o líder mundial entre os modelos com motores térmicos no domínio das baixas emissões de CO2.
A gama a gasolina PureTech é composta por três motores: dois atuais, como os blocos 1.0 PureTech 68 e 1.2 PureTech 82; um novo, o 1.2 PureTech 110 S&S com emissões de 103 g/km de CO2.
A grande novidade em 2015 é a nova transmissão automática EAT6, que contribui para a maior eficiência da linha, destacando-se pelas seguintes características: tecnologia Quickshift, mais fluída e mais rápida; apenas 1 g/km a mais de CO2 em comparação com a transmissão de velocidades manual; 10 4g/km de CO2 para a versão 1.2 PureTech 110 S&S EAT6, representando uma diminuição de 30% em comparação à versão 1.6 VTi 120 CVA.