PEUGEOT SE DESPEDE DA EMBLEMÁTICA SIGLA GTI

A marca francesa está pronta para fechar mais um capítulo de sua longa história, que começou por volta de 1984 com o legendário Peugeot 205 GTI. No final deste ano se despedirá a geração atual do Peugeot 308 e quando encerrar a fabricação do compacto francês, também ficará para a história a sigla ‘GTI’, que acompanhou os modelos de maior desempenho da marca ao longo de mais de 30 anos.
O atual Peugeot 308 GTI é o último expoente desta família de modelos e quando no próximo ano chegar a nova geração do compacto, a versão GTI já não fará mais parte da oferta.
Os GTI da Peugeot iniciaram sua despedida após a chegada da nova geração do 208, que nesta nova era se despediu da versão mais dinâmica, já que seu sucessor será um carro elétrico de alto desempenho. Agora será o 308 que seguirá o mesmo caminho que seu irmão menor.
A nova geração do Peugeot 308 será apresentada no próximo mês de março de 2021 e a marca francesa já anunciou que antes do final deste ano cessará a produção do modelo atual, mais precisamente no próximo mês de dezembro. Por sua vez, isto marcará o fim da emblemática denominação que há várias décadas identifica os modelos mais apimentados da marca.
A Peugeot utilizou a sigla GTI ao longo de 36 anos. Embora tudo tivesse começado com o Peugeot 205 GTI, a verdade é que pouco tempo depois esta denominação foi estendida a outros modelos da marca, como o 106, 206, 308, 309, 505 e 604.
Esta nova era para a Peugeot será focada nas tecnologias híbridas e elétricas, e nas versões de alto desempenho de seus modelos que mudarão a sigla GTI por PSE, ou seja, a abreviatura da divisão de alto desempenho da empresa: ‘Peugeot Sport Engineered’.
No entanto, isso não significa resignar o alto desempenho, já que o próximo Peugeot 308 PSE contará com a tecnologia híbrida plug-in, com um sistema de propulsão baseado em um motor THP Turbo, que junto a um motor elétrico oferecerá uma potência combinada próxima dos 350 cv.