PEUGEOT SERÁ UMA MARCA 100% ELÉTRICA NA EUROPA EM 2030

A Peugeot está integrada no grupo automobilístico Stellantis, um dos gigantes da indústria automotiva e o quarto maior fabricante de veículos a nível global. Há alguns meses foi celebrado o chamado Stellantis EV Day. Um importante evento onde foram esclarecidas algumas das dúvidas a respeito do processo de eletrificação e, sobretudo, de transição à mobilidade elétrica, que será realizado por cada uma das marcas que fazem parte do grupo.
No caso concreto da marca Peugeot não havia sido especificado quando daria o grande passo para deixar para trás os motores a combustão no território europeu. Agora, e graças às declarações realizadas pelo dirigente máximo da empresa, podemos dar uma data. E não é tão distante como caberia esperar em um primeiro momento. A Peugeot será uma marca elétrica na Europa em 2030.
Linda Jackson, CEO da Peugeot, deixou claro que 2030 será o ano chave no processo de eletrificação total da marca no Velho Continente: “À medida que avançamos para as novas plataformas da Stellantis, STLA Small, Medium e Large, para 2030 na Europa, todos os nossos modelos serão elétricos”.
É importante destacar o fato de que este objetivo afeta especificamente o mercado europeu. É que longe das fronteiras da Europa a marca seguirá apostando nos motores a combustão. “Mas ainda tenho que assegurar-me de manter as ofertas de combustão interna para meus clientes internacionais”, garantiu Jackson.
De qualquer forma, a Peugeot se adiantará 5 anos à proposta da Comissão Europeia de acabar com o motor a combustão em 2035. Dentro da própria Stellantis, outras marcas já confirmaram qual será seu roteiro. Por exemplo, todos os novos modelos da Lancia e DS Automobiles introduzidos a partir de 2024 serão elétricos. Por sua parte, a Abarth será 100% elétrica em 2024, enquanto que a Opel fará o mesmo em 2028. Tudo isso falando especificamente da Europa.
Nesse momento a linha Peugeot está eletrificada em 70%. O objetivo que foi fixado pela marca, segundo Jackson, é completar o processo de eletrificação em 2024. Lembrando que a Peugeot comercializa atualmente veículos híbridos plug-in e 100% elétricos. E mais, alguns de seus modelos se situam na parte alta do ranking de carros elétricos mais vendidos em território europeu.
Linda Jackson destacou que por volta de 20% das vendas do Peugeot 208 correspondem ao modelo elétrico, o Peugeot e-208. No caso do Peugeot 2008 essa porcentagem é um pouco mais baixa, embora o e-2008 brigue com os crossovers elétricos mais populares: “O e-2008 está abaixo do e-208, porque tende a ser um primeiro automóvel, de modo que os clientes buscam poder viajar longas distâncias. Estão tratando de decidir se um automóvel elétrico é apropriado para eles”.