PEUGEOT SR1 CONCEPT: ADIANTOU MUITAS NOVIDADES QUE VEMOS HOJE NOS MODELOS DA MARCA FRANCESA

Apresentado no Salão de Genebra de 2010, o protótipo que representa a evolução mais significativa da Peugeot nos últimos anos é, sem dúvida, o SR1 Concept.
Em 2025, o fabricante francês já conta com modelos totalmente elétricos em sua linha, bem como opções híbridas plug-in. Em termos de design exterior e interior, a Peugeot também fez progressos significativos. Em 2010, algumas semanas depois do início do ano, o SR1 foi revelado no evento suíço e era realmente inovador, tanto em termos de design quanto de especificações técnicas.
Debaixo do capô do protótipo encontrava-se um motor a gasolina turboalimentado 1.6 THP com 218 cv e 275 Nm de torque máximo, enquanto o eixo traseiro era equipado com um motor elétrico com 70 kW (95 cv) e 200 Nm. Dessa forma, o sistema híbrido oferecia tração nas quatro rodas e era chamado de HYbrid4, algo que vimos pela primeira vez em produção no Peugeot 3008 de 2011.
O SR1 Concept, que produzia 313 cv e 475 Nm de torque, acelerava de 0 a 100 km/h em 4.7 segundos, percorria 1.000 metros em 13.2 segundos e apresentava um consumo combinado de 20.4 km/l, em parte graças ao seu coeficiente de arrasto (Cx) de 0.27 e ao peso total de 1.525 kg.
No modo puramente elétrico, ele era capaz de percorrer 12.5 quilômetros e também apresentava direção no eixo traseiro, com as rodas traseiras capazes de virar levemente para ajudar a guiar o carro nas curvas. O protótipo SR1 também serviu para exibir o logotipo renovado da Peugeot, com um leão atualizado, e para anunciar seu novo slogan: ‘Movimento e Emoção’.
Quanto ao habitáculo, podemos ver um painel de instrumentos que sem dúvida poderia ser considerado o antecessor do atual i-Cockpit, com um volante menor e achatado nas partes superior e inferior.
Na verdade, o SR1 ostentava muitos recursos que vemos hoje nos modelos Peugeot atuais, mas a marca francesa nunca projetou este carro como um 2 plus 1. As linhas do SR1, vistas no RCZ, também inspiraram o visual do 508 na época. Ele também antecipou o HYbrid4 que chegou em 2011, então podemos considerá-lo como um protótipo que fez sucesso.