PININFARINA B95: O BATTISTA CONVERTIDO EM UM SPEEDSTER
Existem poucos carros à venda hoje em dia que podem fazer sombra ao hiperesportivo elétrico Battista da Automobili Pininfarina, mas pode ter surgido um inimigo dentro de casa. Estamos falando do novo B95.
O B95 da marca italiana com sede em Munich, que estreou na Monterey Car Week, é a primeira ‘hiperbarchetta’ elétrica do mundo. Será fabricado em uma tirada ultralimitada de 10 exemplares e, em comparação, faz com que o Battista, do qual estão previstas 150 unidades, pareça um carro de grande volume. O Battista também parece ‘acessível’ em comparação com o B95, que tem um preço de 4.4 milhões de euros.
O ‘B’ no nome significa barchetta, enquanto ‘95’ é uma referência ao próximo 95º aniversário (em 2025) da Pininfarina SpA, a renomada empresa de design de automóveis que deu origem à Automobili Pininfarina após ser adquirida pelo grupo indiano Mahindra. O B95 começará a ser fabricado à mão e será entregue aos clientes em 2025.
Não mencionamos o Battista à toa, já que o Automobili Pininfarina B95 é basicamente um Battista encorpado que utiliza o mesmo sistema de propulsão elétrica de quatro motores, com 1.904 cv no total. A bateria é de íons de lítio com 120 kWh de capacidade.
A aceleração de 0 a 100 km/h é realmente vertiginosa, já que é completada em menos de 2 segundos, enquanto a velocidade máxima é superior a 300 km/h. A bateria refrigerada por líquido pode ser recarregada através de carga rápida em corrente contínua de até 270 kW, passando de 20 a 80% em apenas 25 minutos.
Assim como o Battista, o B95 conta com cinco modos de condução: Calma, Pura, Energica, Furiosa e Carattere, que são ativados mediante um seletor giratório situado junto ao volante.
Quanto ao aspecto do B95, as fotos e o vídeo revelam claras influências do concept Pura Vision da Pininfarina apresentado no início deste mês, que estreou a filosofia de design Pura da marca.
O B95 é uma espetacular reinterpretação de um clássico de corridas incrementado com elementos futuristas. Destacam-se a ausência de para-brisa, a carroceria envolvente, a linha de cintura alta, os musculosos arcos de roda e o luxuoso habitáculo de dois lugares ladeado por telas aerodinâmicas ajustáveis na parte dianteira e cúpulas atrás de cada passageiro.
Em relação às telas, a Automobili Pininfarina afirma que se trata dos primeiros monitores aerodinâmicos ajustáveis eletronicamente do mundo, com um design inspirado nos aviões de combate da época. Os clientes também podem pedir capacetes na medida com um acabamento de acordo com a especificação do B95 que tenham escolhido.
Como podemos imaginar, cada um dos 10 afortunados compradores do B95 contará com ilimitadas possibilidades de personalização para fazer com que sua barchetta seja realmente única, incluindo uma placa de alumínio gravada a laser na porta.
O exemplar que aparece nas imagens tem a carroceria pintada em Bronzo Superga metalizado, combinado com uma seção brilhante Giallo Arneis na parte dianteira e sobre a cúpula do condutor. A fibra de carbono é utilizada para o splitter dianteiro, os painéis laterais sob as portas e o difusor, enquanto as rodas de alumínio forjado (de 20 polegadas na frente e 21 atrás) apresentam um acabamento em preto fosco e aro exterior em contraste.
Por sua parte, o interior apresenta um painel que parece fundir-se com o exterior, prolongando as linhas do capô no habitáculo. O painel está forrado em couro de luxo sustentável de tom tostado com relevos na medida, que contrasta com os acabamentos em alumínio preto escovado.
Os bancos são do mesmo couro que o painel e são inspirados em um carro de corridas clássico. Seu design se inspira nos bancos do Pura Vision, com inserções de alumínio exclusivas. Os apoios de cabeça são acabados em um tecido de luxo Pied de Poule Houndstooth, enquanto os bancos, o interior das portas e o painel apresentam costuras de contraste em preto e marrom.