PININFARINA BATTISTA: UM NOVO RECORDE DE 0 A 100 KM/H EM 1.79 SEGUNDOS
O Pininfarina Battista é rápido, mas agora sabemos exatamente o quão rápido ele é. Este hiperesportivo elétrico é atualmente o veículo homologado para estrada que mais rápido acelera no mundo. E quando se trata de frear, a Pininfarina diz que o Battista também bate recordes.
Entremos direto no tema. O Battista acelera de 0 a 100 km/h em 1.79 segundos. E alcança os 120 km/h em 4.49 segundos, mais ou menos o mesmo tempo que leva um Chevrolet Camaro SS a chegar aos 100 km/h.
E quando chega o momento de parar, o Battista passa de 100 km/h a 0 em 30.7 metros exatamente. Segundo a Pininfarina, estas cifras são oficiais e representam novos recordes para veículos de produção. A velocidade máxima é de 349 km/h, que não é uma marca absoluta, mas ainda assim, é um dado de destaque para qualquer carro, e mais ainda para um veículo elétrico.
“A distribuição do peso perfeitamente otimizada e o baixo centro de gravidade são a base deste resultado”, disse o Diretor de Produção e Engenharia da Automobili Pininfarina, Paolo Dellacha.
“A combinação de uma regulagem do chassi e a suspensão feita na medida, pneus testados ao longo de muitos milhares de quilômetros de testes e uma vetorização do torque de quatro motores que entregam uma potência sem precedentes, permite ao Battista ser o carro homologado para estrada que mais rápido acelera no mundo”.
Lembrando que o Battista utiliza quatro motores elétricos que produzem uma potência combinada de 1.900 cv e 2.300 Nm de torque. A Rimac fornece o pacote de baterias de 120 kWh, com desenho em forma de T e que vai montado em uma altura baixa para uma melhor gestão do peso.
Cada carro é construído à mão na Itália e leva aproximadamente 1.250 horas para ser completado. Está prevista a produção de 150 veículos, com preços partindo de 2.2 milhões de euros.
A produção começou em julho e as entregas aos clientes já estão em andamento. A Pininfarina escolheu para a estreia do Battista os cenários da Arábia Saudita e os Emirados Árabes Unidos, onde revelou seus números de recorde, conseguidas no Autódromo de Dubai.
Foi um longo caminho para o hiperesportivo elétrico. Vimos o carro pela primeira vez em 2018 durante a Monterey Car Week na Califórnia. Agora que as entregas estão acontecendo em todo o mundo, não está claro quanto tempo durará a produção dessas 150 unidades previstas ou se esse número será ampliado no futuro.