PININFARINA PROJETA PARA O HYBRID KINETIC GROUP MAIS DOIS CARROS: K550 E K750

A empresa de design e agora também fabricante de automóveis Pininfarina está muito concentrada em recuperar o tempo perdido. O último ano foi muito importante para eles, pois conseguiram voltar a ser uma referência em relação ao design de veículos. Prova disso é o trabalho que estão realizando para a empresa chinesa Hybrid Kinetic Group (HKG), além de outras.
Há pouco tempo vimos o impressionante sedan Pininfarina H600. Esse modelo surpreendeu a todos, já que ninguém esperava que a empresa italiana de design estivesse envolvida com esses temas. No entanto, parece que a recepção do H600 foi tão boa que chegará ao mercado antes de 2020. Por isso, dentro do grupo chinês decidiram que este não será o único modelo que lançarão no mercado.
Por isso, esta semana no Salão de Xangai, a Pininfarina e a HKG mostraram as imagens daqueles que serão seus próximos modelos. Ambos estarão enquadrados no segmento da moda, o dos SUVs, mas não se tratará de dois modelos usuais, pois serão movidos por motores elétricos.
O menor é o K550 e o maior o K750 e ambos lembram muito o seu irmão, o sedan H600. O nome dos modelos não foi escolhido ao acaso, já que o pequeno terá um habitáculo somente para 5 passageiros e o maior para 7. Além disso, compartilharão a mesma plataforma que dará vida ao sedan H600, junto com os traços estéticos básicos que caracterizam esse modelo, principalmente a grade e os faróis.
Outro dos aspectos que também evoluiu em relação ao primeiro modelo da Pininfarina e da HKG é o motor elétrico. As baterias desse modelo são assistidas por uma microturbina que proporciona energia elétrica às baterias. Segundo os responsáveis da HKG, as turbinas terão uma vida estimada de 50.000 horas e suas manutenções periódicas devem ser realizadas a cada 10.000 horas. Além do que, trata-se de uma novidade inédita no setor, já que tanto a turbina, como o motor e a bateria serão reutilizáveis para outros usos.
Para realizar esses modelos, a Pininfarina e o Hybrid Kinetic Group chegaram a um acordo econômico valorizado em 65 milhões de euros. Sua duração é de 46 meses e durante esse período serão desenvolvidos os modelos que a HKG lance no mercado. Por isso, se finalmente o H600 chegar ao mercado antes de 2020, certamente teremos os K550 e K750 para 2021 e 2022, no mais tardar.