PININFARINA PROJETA SEU PRÓPRIO WALLBOX E SE CHAMA RESIDENZA

A mobilidade elétrica teve uma presença muito importante no CES 2020. O evento tecnológico com o qual a indústria automobilística começou o ano deixou diversas novidades interessantes. A Pininfarina esteve presente nesta edição, mas através da empresa suíça Green Motion, especializada no projeto e produção de sistemas de carga para carros elétricos.
Na verdade, ambas as empresas apresentaram o primeiro fruto de sua colaboração, um wallbox projetado pela Pininfarina. Batizado como Residenza, trata-se de um ponto de carga para veículos plug-in destinado a ser instalado em domicílios. O design é um fator determinante, já que está assinado pela casa italiana Pininfarina.
Fruto da colaboração entre Green Motion e Pininfarina, ambas as empresas destacam que o projeto surge da vontade de revolucionar o mercado ao desafiar a experiência de carga atual com novas funcionalidades, assim como a redefinição dos padrões estéticos no segmento residencial. Estamos diante de um produto concebido para o mercado Premium que será destinado aos proprietários de carros elétricos de luxo.
Outra das chaves do Residenza é que conta com um sistema de controle de voz e gestão automática de cabos para simplificar seu manejo e, em suma, a tarefa cotidiana de carregar a bateria de um carro elétrico e/ou híbrido plug-in. Na fabricação do wallbox Residenza foram utilizados componentes orgânicos e materiais reciclados para criar um produto o mais ecológico possível.
A Pininfarina acompanhou a Green Motion em todas as fases do projeto, desde a definição da experiência de usuário até o design, passando pela realização de um protótipo físico e o lançamento do produto. Por enquanto não foi especificada a data de lançamento deste ponto de carga e, o que é mais importante, qual será o seu preço.