PININFARINA PROJETARÁ UMA PLATAFORMA MODULAR PARA A IRAN KHODRO
A Pininfarina, prestigiosa casa de design italiana, hoje propriedade do grupo indiano Mahindra & Mahindra, acaba de fechar um acordo com o fabricante iraniano Iran Khodro (IKCO), para o desenvolvimento de uma nova plataforma modular.
Trata-se de um acordo de 70 milhões de euros por três anos, mediante o qual a Pininfarina desenvolverá uma nova arquitetura que será capaz de adaptar-se a quatro diferentes modelos que a Iran Khodro lançará nos próximos anos, um veículo de passageiros de tamanho médio, além de outros três modelos.
A Pininfarina será encarregada de cada um dos processos ao longo dos três anos de contribuição, não só do desenvolvimento de uma plataforma completamente nova, mas também do design da carroceria, até estampar seu selo de aprovação no produto final. A montagem dos veículos será no Iran e a marca italiana ajudará a IKCO estabelecer o início da produção em série.
Com sua economia aberta ao mundo novamente, o Iran transformou-se em um novo mercado potencial para muitos fabricantes, e já são vários os projetos que tiveram início nos últimos meses. As vendas no país persa pouco a pouco vão retomando o ritmo que tinham antes das sanções internacionais, com mais de 1 milhão de veículos vendidos durante o ano passado.