PININFARINA TEOREMA: HORA DE IMAGINAR O FUTURO ELÉTRICO COM UM DESIGN RADICAL

A lendária casa de design italiana Pininfarina é conhecida por projetar alguns dos automóveis mais belos da história, incluindo modelos clássicos como os Ferrari F250 GT SWB e Maserati A6, assim como outros mais modernos, seja o Alfa Romeo GTV ou o próprio Battista. Olhando para o futuro e equipada com a última tecnologia, a talentosa equipe imaginou um conceito de automóvel muito marcante desenvolvido exclusivamente utilizando realidade virtual e realidade aumentada.
Chama-se Teorema e trata-se de um protótipo 100% elétrico com um estilo radical que se estende a imponentes 5.4 metros de comprimento, o que o torna quase tão longo como o último Mercedes-Maybach S Class. Sua peculiar carroceria apresenta uma altura de apenas 1.4 metros e foi esculpida aproveitando o próprio túnel de vento da Pininfarina para maximizar a eficiência aerodinâmica. Os grandes dutos dos lados canalizam o ar da frente para trás para melhorar o fluxo e, consequentemente, aumentar a autonomia do veículo elétrico.
Como se o exterior não fosse suficientemente chamativo, o interior tem uma distribuição de bancos incomum com uma disposição similar à de um McLaren F1 ou um Gordon Murray T.50, mas acrescentando uma terceira fila e sem volante. Sim, o Teorema foi concebido como um protótipo elétrico totalmente autônomo, que permite que se empurre o banco dianteiro para frente. A Pininfarina diz que há um modo de condução e também um modo de descanso, que transforma o interior em um “espaço social onde as pessoas podem mover-se”.
Não foram fornecidas especificações técnicas detalhadas deste concept car, mas sabemos que o Teorema está baseado em um chassi desenvolvido pelo fornecedor automobilístico Benteler exclusivamente para veículos elétricos. Os elegantes assentos são um esforço conjunto com o fabricante de móveis Poltrona Frau e foram concebidos para dobrar-se e converter-se em um banco. A Continental também participou no processo de P+D e forneceu os botões emergentes, cada um com uma forma diferente para facilitar sua identificação.
À esta altura resta falar da parte negativa, é que todos aqueles que tenham se encantado com este peculiar automóvel devem saber que a Pininfarina não tem a intenção de levá-lo à produção, pois foi crido unicamente com fins de exibição. Nesse sentido, a marca italiana diz que seu protótipo será mostrado a pessoas selecionadas nas próximas semanas.