PIRELLI P ZERO: 35 ANOS DE PERFORMANCE E INOVAÇÃO
A linha Pirelli P Zero conta uma longa história de inovação e tecnologia contínuas, tanto com os carros mais prestigiosos e extremos dos últimos 35 anos quanto no motorsport. Isso começa na Fórmula 1: um laboratório ao ar livre essencial para colocar as lições aprendidas nas pistas na rua. Nos últimos anos, a família P Zero também se expandiu para a mobilidade elétrica, mantendo o mesmo caráter esportivo que definiu a marca desde o início.
Nascido em 1986, o P Zero foi uma estrela instantânea do setor de ultra high performance, sublinhado por sua associação com um par dos carros mais potentes e extremos de sua época: o Lancia Delta S4, que competiu no Campeonato Mundial de Rali, e o Ferrari F40 - o hipercarro original de estrada. O P Zero foi um inovador técnico desde o início. O primeiro pneu de 17 polegadas para um carro de estrada foi desenvolvido para o icônico F40, com medidas diferentes na frente e atrás, bem como uma classificação de velocidade que ultrapassava os 240 km/h.
Este foi apenas o começo de uma brilhante carreira para o P Zero, que com o tempo se adaptou às crescentes demandas do mundo automotivo com níveis cada vez mais altos de desempenho, segurança e sustentabilidade. Em 1994, foi desenvolvido o P Zero System: uma evolução da gama com um design de banda de rodagem diferente à frente e atrás para combater a aquaplanagem. Foi uma verdadeira revolução técnica de sua época, que levou o P Zero System e seus sucessores a equipar outros ícones automotivos como a Ferrari F355 e o Lamborghini Gallardo LP570-4 Superleggera. Todos esses pneus de equipamento original foram feitos sob medida para atender aos requisitos exatos de cada carro, consolidando a estratégia Perfect Fit que está hoje no centro da estratégia da Pirelli e confirma a empresa italiana como líder mundial em homologações a cada ano.
O P Zero Rosso nasceu em 2000 e equipa os carros mais potentes do mundo com o objetivo de oferecer desempenho de alto nível aliado ao conforto. O resultado foram homologações para carros como Ferrari F430, Ferrari F575M Maranello, Porsche 911, Lamborghini Murciélago, bem como SUVs focados em desempenho, como Porsche Cayenne e Mercedes ML, sem mencionar os sedans esportivos líderes de classe da divisão BMW M e Mercedes AMG. O sucesso desta linha inspirou a Pirelli a criar o P Zero Nero dois anos depois: um pneu de reposição posteriormente atualizado com o P Zero Nero GT, que usou materiais inovadores para proporcionar uma vida útil mais longa.
Mas o verdadeiro coração da marca P Zero bate no motorsport. Todos os pneus fornecidos para a Fórmula 1 - onde a Pirelli é Global Tire Partner desde 2011 - também fazem parte da linha P Zero, incluindo os pneus P Zero F1 de 18 polegadas que fizeram sua estreia em 2022 para enfatizar a transferência de tecnologia de corrida para estrada. Além disso, os pneus P Zero também são vistos no Campeonato Mundial de Rali; outro desafio técnico que a Pirelli assumiu no auge dos ralis internacionais.
Com a mobilidade elétrica se tornando cada vez mais proeminente, a marca ‘Elect’ da Pirelli fez sua estreia em um pneu P Zero em 2019. Essa designação identifica pneus que foram criados especificamente para atender às necessidades técnicas específicas de carros eletrificados: maior alcance, redução de ruído na cabine e maximizando a aderência.
A história do P Zero continua hoje com uma ampla gama de pneus em constante evolução para atender às exigências de um mercado em desenvolvimento, com ênfase ainda maior na personalização. Em 35 anos, a gama P Zero ultrapassou as 1600 homologações nos mercados premium e prestige. A lenda do P Zero agora está pronta para ser fortalecida ainda mais pelos três novos pneus apresentados no Festival de Velocidade de Goodwood ??2023, que lançam a renovação de toda a família. Como sempre, com foco no desempenho e segurança, bem como na sustentabilidade e eficiência.