PLANTA ESPANHOLA DE VIGO FABRICOU 2 MILHÕES DE UNIDADES DA ÚLTIMA GERAÇÃO DE VEÍCULOS COMERCIAIS LEVES DO GRUPO STELLANTIS
A Stellantis Pro One, Unidade de Negócios de Veículos Comerciais da Stellantis, anuncia que sua fábrica espanhola em Vigo acaba de ultrapassar a marca de 2 milhões de unidades produzidas da última geração de veículos comerciais leves das marcas Peugeot, Citroën, Opel/Vauxhall e FIAT. Este é um novo marco para esses modelos, projetados especificamente para serem uma solução de mobilidade para pessoas físicas, profissionais e empresas. O Citroën Berlingo, versão para passageiros, foi o modelo que vendeu mais de um milhão de unidades.
Esta geração do Peugeot Rifter/Partner, Citroën Berlingo/Berlingo Van, Opel/Vauxhall Combo Life/Cargo e FIAT Dobló/Dobló Van iniciou a produção em série em 2018 no Sistema 2 da fábrica. Atualmente, 1.200 unidades desses veículos são produzidas diariamente e vendidas em mais de 70 mercados em todo o mundo. Todos esses modelos são fabricados nas versões para passageiros e comerciais.
Na mesma linha, versões 100% elétricas desses modelos são produzidas desde 2021, equipadas com uma bateria de íons de lítio de 18 módulos e 50 kWh.
Na presença de Emanuele Cappellano, Diretor Global da Stellantis Pro One, uma fotografia comemorativa foi tirada na fábrica com os veículos, que incluiu o Diretor da fábrica de Vigo, José Luis Alonso Mosquera, a Equipe de Gestão e um representante dos trabalhadores.
Os modelos Peugeot Rifter/Partner, Citroën Berlingo/Berlingo Van, Opel/Vauxhall Combo Life/Cargo e FIAT Dobló/Dobló Van se destacam por sua versatilidade, com versões, silhuetas e transformações projetadas para atender a usos e necessidades muito diversos, tanto para profissionais quanto para particulares. 6.5 milhões de veículos desta série, em três gerações diferentes (M49/59, B9 e K9, de acordo com seus códigos industriais), foram produzidos desde 1996 na fábrica de Vigo.
A fábrica da Stellantis em Vigo é especializada na produção de veículos comerciais. Desde o início de suas operações em 1958, já produziu mais de 16 milhões de veículos, dos quais 8.2 milhões são comerciais leves, representando 51% do volume total de produção da fábrica. Possui também vasta experiência na fabricação de veículos elétricos, iniciada em 1995 com o icônico Citroën C15.
Os modelos Peugeot Rifter/Partner, Citroën Berlingo/Berlingo Van, Opel/Vauxhall Combo Life/Cargo e FIAT Doblò/Doblò Van são os modelos mais vendidos na União Europeia no segmento de veículos comerciais leves. Com 137.000 unidades vendidas até o momento neste ano, eles detêm uma participação de mercado de 49%.
Emanuele Cappellano, Diretor Global da Stellantis Pro One: “É uma honra participar deste evento, que nos permite reafirmar a forte liderança dos veículos comerciais leves das marcas Citroën, FIAT Professional, Opel/Vauxhall e Peugeot fabricados em Vigo. A longa história destes modelos na fábrica de Vigo reflete o excelente trabalho realizado pelas equipes ao longo dos anos e o seu forte compromisso com a qualidade e a eficiência. Com a sua gama de motores, que inclui veículos de combustão interna tradicionais (ICE) e veículos elétricos a bateria (BEV), podemos garantir uma mobilidade sustentável, ao mesmo tempo que oferecemos aos clientes uma gama completa de soluções adaptadas a cada necessidade de condução”.
José Luis Alonso Mosquera, Diretor da Stellantis Vigo: “Estamos muito orgulhosos de termos atingido a produção de dois milhões de veículos comerciais Peugeot Rifter/Partner, Citroën Berlingo/Berlingo Van, Opel/Vauxhall Combo Life/Cargo e FIAT Dobló/Dobló Van, que foram fundamentais na transformação da fábrica. Vigo é uma referência na produção de veículos comerciais, a combustão e elétricos, e este marco nos motiva a continuar melhorando e nos superando juntos a cada dia”.
O projeto de industrialização de veículos comerciais leves e polivalentes produzidos em Vigo contou com o apoio do Ministério da Economia e Indústria da Xunta de Galicia, por meio da Agência Galega de Inovação.