PLYMOUTH XNR CONCEPT: UM PROTÓTIPO COMPLETAMENTE FORA DO COMUM

No final da década de 1940, uma infinidade de projetos de automóveis começou a surgir nos Estados Unidos baseados em linhas no estilo ‘streamliner’, ou seja, formas muito suaves e estilizadas, em princípio bastante aerodinâmicas e com pouca resistência do ar, lembrando projetos de foguetes ou aeronaves.
Esse tipo de estética, que surgiu na década de 1920, tornou-se tremendamente popular na década de 1950. No entanto, houve marcas que inicialmente resistiram a esse estilo inovador, como foi o caso da Chrysler.
Inicialmente rejeitando a ideia de abandonar seu design tradicional em favor de novas formas, a Chrysler caiu no erro de optar por uma estética excessivamente conservadora, o que afetou suas vendas. Como resultado, eles acabaram se resignando e abrindo suas mentes para os novos padrões estéticos que eram impostos na época.
Foi assim que nasceu o Plymouth XNR Concept, um protótipo de roadster esportivo, apresentado em 1960 pela marca da Chrysler, com o objetivo de quebrar paradigmas e marcar uma virada no design de seus automóveis. E o melhor de tudo é que isso foi feito de uma forma muito original, com ideias bem distantes dos carros das décadas de 1940 e 1950.
É evidente e óbvio que a característica mais marcante deste carro é o seu design assimétrico. Na verdade, o protótipo seria chamado de Plymouth Asymmetrica, embora tenha sido finalmente batizado como Plymouth XNR, em homenagem ao seu designer, Virgil Exner.
Portanto, era um carro incomum, como evidenciado pelas curiosas aletas planas nos arcos das rodas, como apêndices, sendo a primeira vez que eram usadas em um carro, ou pelo menos dessa forma, em posição horizontal e bem pronunciada.
Quando o XNR nasceu, tanto os carros quanto o combustível eram baratos, então o consumo de combustível importava pouco e os carros usavam motores de grande cilindrada. A Plymouth, no entanto, optou por um motor de 6 cilindros em linha de 2.8 litros com 250 cv e componentes herdados dos carros da NASCAR da época, graças aos quais o conceito era capaz de atingir nada menos 240 km/h.
O XNR Concept tinha como objetivo colocar em produção um roadster de dois lugares que competiria com dois modelos muito marcantes daqueles anos: o Ford Falcon e o famoso Chevrolet Corvette. No entanto, o carro não passava de um exercício de design, construído para a ocasião pela empresa italiana Carrozzeria Ghia, no chassi alongado de um Plymouth Valiant.
Esse exemplar único, que foi exibido em diversas exposições, retornou à Itália, para as instalações da Ghia, embora o próprio Exner tenha considerado comprá-lo. O carro mais tarde acabou nas mãos de um comprador suíço, pertencendo posteriormente a Mohammad Reza Pahlavi, o Xá do Irã.
O modelo mudou de mãos várias vezes até ir parar no Líbano durante a guerra civil do país. Felizmente, o carro sobreviveu, mudando frequentemente de esconderijo, até que em 2008 foi enviado aos especialistas da RM Restorations, no Canadá, para uma reforma completa, sendo depois leiloado em 2012 por 935.000 dólares.
Mais recentemente, o carro foi a estrela do programa de televisão ‘Car Masters’ da Netflix. De qualquer forma, é um protótipo muito curioso e interessante, completamente fora do comum.