POLÍCIA DOS ESTADOS UNIDOS CONTARÁ COM O CHEVROLET TAHOE V8 COMO CARRO PATRULHA

Trata-se de um dos veículos preferidos pela polícia dos Estados Unidos, uma vez que a primeira versão específica do modelo foi apresentada em 1997. Estamos falando do Chevrolet Tahoe, que já tem pronta a versão para 2021 do Police Pursuit Vehicle, com um equipamento de última geração e melhorias tanto no motor como em outros parâmetros, tudo para otimizar o comportamento e o desempenho.
De fato, assim como destaca Ed Peper, VP da GM Fleet, “Ao escutar as necessidades dos oficiais de todo o país, construímos o melhor Tahoe da história”.
Para o motor optou-se pelo bloque V8 a gasolina de 5.3 litros junto com uma transmissão automática de 10 velocidades. Inclui também alguns componentes internos do Camaro ZL1 LT4, integrados para melhorar ainda mais o desempenho. Também foi melhorada a refrigeração e foram incluídos sistemas específicos tanto para o motor como para a transmissão.
Outros componentes desta versão são os pneus Firehawk Pursuit específicos, desenvolvidos pela Bridgestone e montados em rodas de 20 polegadas. Foram testados em condições extremas e desempenham um papel essencial na melhoria da distância de frenagem que foi reduzida em 3.3 metros em uma velocidade de 100 km/h a 0 em superfícies secas em comparação com a versão de 2020. Além disso, também estão incluídas as pinças de freio dianteiras monobloco com seis pistões com assinatura da Brembo.
Outras modificações afetam a suspensão que inclui novos amortecedores monotubo, molas helicoidais e barras estabilizadoras mais grossas, tudo isso feito para minimizar o balanço da carroceria, algo muito necessário quando se conduz o carro em alta velocidade em uma perseguição, por exemplo. Também conta com um diferencial traseiro de deslizamento limitado e atinge uma velocidade máxima de 225 km/h.
No interior conta com novos bancos dianteiros que proporcionam espaço adicional para os quadris, o que permite que os cintos de segurança utilizados pelos agentes se ajustem de forma mais confortável.
Além disso, os Tahoe 2021 da polícia oferecem 21 m3 de volume de carga atrás do banco da segunda fila, e a abertura das portas traseiras é agora cerca de 13% superior com relação à geração anterior, para facilitar o acesso de passageiros algemados.
De acordo com a Chevrolet, a nova suspensão traseira independente e a distância entre-eixos mais longa melhoram o manejo e a suavidade da condução sobretudo em pavimentos irregulares e superfícies sem asfaltar. O design exterior se baseia no novo acabamento Tahoe Z71, com capacidades todo-terreno melhoradas.
Em relação à tecnologia, ela é mais importante do que nunca, já que os policiais podem trabalhar enquanto o carro está estacionado graças à rede wifi 4G LTE disponível. A câmera de visão traseira HD standard e o assistente de estacionamento traseiro ajudam os oficiais a prevenir colisões ao realizar manobras.
Conta também com uma câmera traseira que oferece uma visão mais ampla da parte traseira do veículo em comparação com um espelho retrovisor tradicional. Este sistema es muito útil porque muitas vezes estes veículos equipam acessórios que impedem a visibilidade, como por exemplo, reboques para transportar cães.
É claro que o Tahoe 2021 inclui acesso sem chave e sistema de partida push-to-start, que permite aos oficiais de polícia deixar suas chaves em seus cintos.
Outros sistemas de segurança são um dispositivo de alerta de colisão frontal, assistência de manutenção de faixa com advertência de saída, frenagem automática de emergência, etc.
Por segurança, para todo o equipamento tecnológico se faz necessário recorrer a sistemas elétricos independentes. Alguns permitem por exemplo, manejar funções específicas a partir do próprio volante do carro. Desde controlar a iluminação rotativa disponível, até introduzir um microfone para dirigir-se à população em situações que requeiram.
O sistema elétrico é alimentado por um dispositivo de bateria dupla, melhorado com o isolamento do equipamento de emergência para satisfazer as necessidades únicas da polícia. Além disso, para utilizar estes sistemas não é necessário ter dado a partida no carro, uma vez que conta com uma bateria auxiliar de 760 ampères que permite que os sistemas de vídeo, rádio, comunicação e iluminação de emergência funcionem com o motor desligado. Isto se completa com um novo alternador, cerca de 47% mais potente que o modelo 2020, para suportar o funcionamento contínuo dos equipamentos elétricos.
O mencionado potente motor V8 conta com gestão dinâmica de combustível, que permite inclusive o funcionamento só com dois cilindros para otimizar a entrega de potência e a eficiência. Todo o processo se realiza de forma automatizada.
Por último, a Chevrolet inclui um sistema de reboque que permite uma capacidade de arrasto superior aos 3.700 quilos.