PORCHE 718 SPYDER RS PANAMERICANA SPECIAL: ENCERRAMENTO COM CHAVE DE OURO DE UMA TRILOGIA COMEMORATIVA
Após a apresentação há alguns meses do Porsche 718 Cayman GT4 RS TAG Heuer x Porsche, a marca alemã volta a homenagear seu lendário legado automotivo com outra criação extraordinária: o Porsche 718 Spyder RS Panamericana Special. Este exemplar único comemora o 70º aniversário da histórica participação da equipe oficial Porsche na primeira era da Carrera Panamericana do México.
O veículo presta homenagem ao maior sucesso da Porsche durante a Carrera Panamericana do México de 1954. Esta edição é considerada a mais bem-sucedida da Porsche entre as três participações da marca desde 1952. Hans Herrmann, ao volante de um 550 Spyder, conquistou um impressionante terceiro lugar absoluto e venceu na categoria Sport para carros de até 1.500 cc.
Este feito não apenas elevou o status da Porsche no automobilismo mundial, como também foi tão memorável que, junto com as participações de 1952 e 1953, inspirou a icônica denominação ‘Carrera’. Usando o 718 Spyder RS como base, a Porsche se propôs a recriar o espírito do histórico 550 Spyder, o primeiro Porsche específico para competições.
Para o desenvolvimento do Porsche 718 Spyder RS Panamericana Special, trabalharam juntos uma equipe da Porsche América Latina e especialistas da Exclusive Manufaktur na sede da Porsche na Alemanha. Este projeto completa a trilogia de veículos criados sob o programa de pedidos especiais e também celebra o 70º aniversário das três notáveis participações da Porsche na Carrera Panamericana.
Internamente, mantém o motor boxer aspirado naturalmente de 6 cilindros e 4.0 litros, proveniente do utilizado no 911 GT3, que desenvolve 500 cv e 450 Nm de torque máximo. As curtas relações de câmbio da transmissão PDK favorecem uma incrível aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 3.4 segundos. A velocidade máxima é de 308 km/h.
Os segredos do Porsche 718 Spyder RS Panamericana Special
O novo modelo de edição especial se destaca pela cor prata centenária, que adorna quase todos os elementos aerodinâmicos, incluindo as peças de fibra de carbono do pacote Weissach. A cor marcante se estende desde as entradas de ar NACA na dianteira, passando pelo para-choque dianteiro e pelas entradas de ar inferiores, até o aerofólio traseiro, incluindo a aba Gurney.
As rodas de magnésio com o logotipo TAG Heuer são complementadas pelas pinças de freio PCCB em preto de alto brilho. Os toques nostálgicos homenageiam o 550 Spyder de Hans Herrmann, com faixas vermelhas Carmín nos para-lamas traseiros e os números ‘55’ amarelos nas portas e na tampa do motor traseiro. A parte frontal exibe o escudo da TAG Heuer em cinza Seal.
Por sua vez, as luzes traseiras são completamente vermelhas. Um logotipo 718 na grade dianteira adiciona o toque final. O interior é predominantemente preto, com couro nos painéis das portas, ao redor das saídas de ventilação e dos instrumentos. As inserções de couro autêntico realçam as áreas de maior contato, junto com uma impressão especial ‘Spyder RS Panamericana’ no lado do passageiro.
Os bancos de couro vermelho Carmín trazem bordado ‘Carrera Panamericana’ nos apoios de cabeça. As soleiras das portas iluminadas exibem a inscrição Sonderwunsch e as cores da bandeira mexicana no lado do motorista, com a silhueta do 550 Spyder no lado do passageiro. O volante também é revestido em couro vermelho.
O conjunto é completado pelos tapetes Sonderwunsch, o escudo TAG Heuer no apoio de braço central e um suporte de relógio perfeitamente integrado sob o apoio de braço central, projetado pela TAG Heuer. A solução perfeita para fixar com segurança o TAG Heuer Carrera Chronograph Tourbillon x Porsche Panamericana, desenvolvido para a ocasião.