PORSCHE 356 RSR BY EMORY MOTORSPORTS: DIFERENTE E ÚNICO

Esta é a última criação da Emory Motorsports, especialista norte-americano localizado em Los Angeles, que habitualmente modifica o Porsche 356. Trata-se de uma versão do 356 de 1960 que foi totalmente transformada e recuperada, uma vez que estava abandonada. Toma como ponto de partida a carroceria original de um 356, mas também inclui o chassi de um 911 e um inédito sistema de tração total.
Toda a carroceria foi elaborada em alumínio e montada à mão. Por exemplo, o capô é de uma só peça, enquanto que os arcos das rodas foram feitos de forma artesanal. São incluídos ainda diversos componentes aerodinâmicos e um acabamento com uma pintura específica em um tom da PPG denominado Meteorite Matte Metallic. Também foram feitas mudanças importantes no chassi, já que foi modificada a distância entre-eixos.
Por sua parte o motor recebe a denominação Outlaw-4 biturbo e consegue uma potência de 393 cv, uma cifra importante, já que o carro pesa somente 885 quilos. O bloco é patenteado pela própria Emory Motorsports e se baseia no original que equipava o Porsche 3.6 litros, embora a cilindrada seja inferior, 2.4 litros. Parte de um boxer de 6 cilindros, mas agora só tem 4, uma vez que foram eliminados os dois centrais.
O sistema de injeção também é específico para este propulsor, que inclui um sistema biturbo Garret GT28R que permite um sopro de 1.2 bar. A transmissão é manual de cinco velocidades. Outro dos componentes de destaque é um sistema de escape de aço inoxidável com uma configuração 3-2-1.
Por outro lado, a suspensão é baseada em amortecedores reguláveis da KW com 1.5 polegadas de percurso. As rodas são da Momo, foram fabricadas especificamente para esta versão e contam com 17 polegadas, calçando pneus Pirelli P Zero Trofeo R.
No interior destacam-se vários componentes da Momo, como um volante 911 RSR Prototipo, além de pedais e alavanca de câmbios personalizados. Os bancos são do tipo bucket e foram estofados com um tecido Red Veltex, e permitem contar com cintos de segurança de 6 pontos.
Sem dúvida o resultado da preparação é espetacular, mas a própria Emory Motorsports esclarece que não está homologada, de modo que não é possível circular por vias públicas com este fantástico automóvel.