PORSCHE 718 CAYMAN GT4 ePERFORMANCE MOSTRA O POTENCIAL DO MISSION R

A Porsche começou a testar a tecnologia do Mission R com o 718 Cayman GT4 ePerformance. Aquele concept car apresentado no Salão Munich 2021, representou a visão de futuro de um carro totalmente elétrico para corridas de clientes. Agora, o inovador sistema de propulsão do Mission R se dispõe a demonstrar seu potencial nos circuitos de todo o mundo.
O Porsche 718 Cayman GT4 ePerformance é um veículo de testes. Assim como o Mission R, este carro de competição com tração total utiliza o chassi do 718 Cayman GT4 Clubsport. E do concept toma emprestada também a tecnologia do motor elétrico e a bateria, que pode superar os 1.000 cv (735 kW) no modo de qualificação. Em simulações de corrida oferece 612 cv (450 kW) constantes durante 30 minutos. Esta é a duração, por exemplo, de uma prova da Porsche Carrera Cup. Em termos de tempo por volta e velocidade máxima, o 718 Cayman GT4 ePerformance é tão rápido como o atual 911 GT3 Cup da geração 992.
“Com o Mission R demonstramos o interesse da Porsche em desenvolver um automobilismo sustentável para o futuro. O 718 Cayman GT4 ePerformance é a prova de que a teoria funciona realmente bem na pista”, afirma Matthias Scholz, Diretor de Veículos GT de Competição na Porsche. “Estamos entusiasmados com a resposta deste veículo. Uma copa monomarca de carros elétricos será uma grande incorporação ao nosso programa de corridas para clientes”.
Até 2030, a Porsche tem como objetivo oferecer emissões neutras de CO2 em toda a cadeia de valor e no ciclo de vida de seus modelos. Até lá, a proporção de seus veículos novos com propulsão totalmente elétrica deverá ser superior a 80%.
Assim como no Mission R, o sistema elétrico do 718 Cayman GT4 ePerformance é composto de dois motores síncronos de imãs permanentes (PESM), situados nos eixos dianteiro e traseiro. Juntos, dotam o carro de tração integral e podem oferecer uma potência máxima de até 1.088 cv (800 kW). A refrigeração direta por óleo desenvolvida pela Porsche para veículos elétricos e a bateria, eliminam a redução de potência por efeito térmico. “A integração deste sistema de refrigeração teve um impacto significativo no desempenho do veículo”, explica Björn Förster, Diretor do Projeto GT4 ePerformance. “Com a ajuda de especialistas em aerodinâmica e termodinâmica, assim como especialistas em carroceria e alta tensão, a equipe de desenvolvimento projetou uma arquitetura para aproveitar todo o potencial das células da bateria, já que não há redução térmica. Desta forma, a potência na configuração de corrida se mantém constante durante meia hora”. Graças à tecnologia de 900 volts, a bateria pode ser carregada de 5 a 80% em 15 minutos.
Sob a direção do designer Grant Larson, uma equipe da Porsche Style idealizou a forma do 718 Cayman GT4 ePerformance. O carro de competição é 14 centímetros mais largo que um 718 Cayman GT4 Clubsport. Foram projetadas para ele cerca de 6.000 peças específicas, partindo do zero. A carroceria é feita de materiais compostos de fibra natural, entre outros, com a intenção de que a fabricação gere menos emissões que a produção de materiais sintéticos equiparáveis. As fibras de carbono recicladas também são utilizadas para fins de teste. Em comparação com o 718 Cayman GT4 Clubsport, os arcos de roda alargados deixam espaço para os pneus Michelin de corridas com 18 polegadas e larga seção. Estas rodas incluem uma alta proporção de materiais renováveis.
O Tour #race2zero GT4 ePerformance
O Porsche 718 Cayman GT4 ePerformance celebrará sua estreia no Festival da Velocidade de Goodwood ?entre os dias 23 e 26 de junho de 2022. No evento do sul da Inglaterra, o protótipo totalmente elétrico participará da famosa subida de 1.9 quilômetros. Sua segunda aparição será no dia 20 de agosto de 2022 na fábrica da Porsche em Leipzig, com motivo do seu 20º aniversário. As instalações desta planta de produção abrigam um circuito de 3.7 quilômetros que reproduz curvas e seções de alguns dos traçados mais importantes do mundo. Em seguida, os dois modelos 718 Cayman GT4 ePerformance de testes viajarão por vários países europeus antes de dirigir-se à América do Norte, no início de 2023. O tour mundial será concluído na região Ásia-Pacífico em meados de 2024. Em linha com a estratégia de sustentabilidade do projeto ‘race2zero’, o transporte foi otimizado logisticamente e será realizado integralmente por barco, trem e caminhão. Antes de começar o tour, os dois veículos de testes realizaram seus primeiros testes no circuito espanhol de Cheste, em Valencia, onde foram fotografados junto ao Mission R.
“O 718 Cayman GT4 ePerformance abre o caminho para as corridas de clientes da Porsche com carros elétricos. Como primeiro passo, apresentaremos este protótipo aos nossos parceiros globais”, diz Oliver Schwab, Diretor Comercial do Projeto 718 Cayman GT4 ePerformance. “Com pilotos, equipes, organizadores, autoridades e outras partes interessadas, também estamos coletando ideias para os formatos de corridas da Porsche no futuro”.
GT4 ePerformance: os parceiros
O 718 Cayman GT4 ePerformance empreende seu tour mundial com o apoio de sete parceiros. Todas as empresas envolvidas utilizam o tour como plataforma para seguir avançando em termos de sustentabilidade com a Porsche Motorsport. A DB Schenker é a incorporação mais recente. O fornecedor líder mundial de serviços logísticos globais propõe um transporte sustentável, entre outras coisas. O antigo parceiro ExxonMobil está envolvido através de sua marca Mobil com desenvolvimentos conjuntos no campo de refrigerantes e lubrificantes para veículos de competição. A TAG Heuer, o fabricante suíço de relógios de luxo, apoia este e outros projetos da Porsche Motorsport como parceiro de cronometragem. A Michelin é um parceiro já conhecido da Porsche Motorsport e se encarrega do desenvolvimento de pneus de corridas especialmente sustentáveis para o 718 Cayman GT4 ePerformance. A empresa de moda Hugo Boss é o fornecedor oficial de roupa para a equipe, enquanto que a empresa Puma proporciona a indumentária contra o fogo dos pilotos e mecânicos. As ferramentas usadas pela equipe são do fornecedor oficial Hazet.