PORSCHE 911 993R BY PAUL STEPHENS AUTOART: UMA PREPARAÇÃO POTENCIADA E LEVE

A mais recente criação da Paul Stephens Autoart, o especialista em modelos Porsche, toma como base o 911 da série 993 e o converte no 993R. O projeto começou com o pedido de um cliente que pedia um 993 com todas as áreas melhoradas em 25%.
O carro demorou cinco anos para ficar pronto, levando em conta a ‘pausa’ obrigatória pela pandemia, e inclui componentes genuínos da Porsche Motorsport e peças de projeto próprio de Paul Stephens.
O 993R é mais leve e mais potente que o original. Este Porsche 911 modificado conta com um motor boxer de 6 cilindros com 3.8 litros, em vez de 3.6. A potência máxima alcança os 334 CV, o que supõe uma grande melhoria em relação ao propulsor original de 275 cv. No entanto, a Paul Stephens Autoart oferece uma potência extra opcional, até 364 cv, com o corte nas 8.500 rpm, em vez de em 7.400 rpm.
A mecânica é combinada com uma transmissão manual de 6 velocidades, que conta com uma embreagem e um volante de inércia leves. A preparação do motor inclui virabrequim, rolamentos e bomba de óleo do 997 GT3, assim como pistões do 993 RSR. O eixo comando de válvulas é da própria Paul Stephens, que conta com balancins ajustáveis da Porsche Motorsport.
No interior, o preparador instalou uma jaula de segurança integrada e bancos Recaro de fibra de carbono. Para rebaixar o peso no habitáculo, foi eliminada toda a eletrônica não essencial, incluindo os vidros elétricos, o rádio e o ar-condicionado. Também foram eliminados o porta-luvas, as maçanetas das portas e o console central.
O 993R também incorpora materiais compostos para ajudar a reduzir ainda mais o peso do conjunto. Este belíssimo esportivo pesa 1.200 quilos seco, menos que o 993 Carrera 2 básico que marcava 1.379 quilos na balança.
De acordo com Paul Stephens, o 993R expressa a filosofia da empresa de ‘menos é mais’. O especialista está recebendo mais solicitações para desenvolver outros exemplares semelhantes e a verdade é que não é surpresa, porque o resultado só pode ser qualificado como magnífico.
“O 993R não é um canto do cisne, mas eu queria que fosse o melhor carro feito pela empresa, que cumpriu e melhorou a solicitação do cliente”, disse Stephens.