PORSCHE 911 g11 BY EDIT AUTOMOTIVE: UM RESTOMOD COM BASE NO 997

O especialista checo Edit Automotive apresentou faz alguns dias a sua mais recente criação, baseada em um Porsche 911 de sexta geração. Chama-se g11, e se trata de um restomod que toma como base um Porsche 911 997 e foi projetado por Petr Novague, com o objetivo de oferecer uma “conexão pura entre condutor e máquina”.
Os planos da Edit Automotive contemplam a produção de 99 carros, que segundo a empresa são inspirados no Porsche 911 original, embora a base seja a sexta geração do mítico esportivo alemão, fabricada entre os anos 2005 e 2013.
De acordo com e empresa, o 997 foi a última geração do modelo da Porsche que ofereceu uma “verdadeira experiência mecânica” ao condutor, já que o posterior 991 deixou para trás a direção hidráulica para utilizar uma direção de assistência elétrica.
A preparação começa com uma versão ‘widebody’ de carroceria larga do 911 997, com um motor de 3.6 litros boxer aspirado de 6 cilindros - ou um 3.8 litros - entre 330 e 406 cv de potência. Todos os motores originais são desmontados para serem substituídos os componentes desgastados por elementos novos e instalar novos rolamentos IMS, entre outras coisas.
Além das melhorias mecânicas para estes motores, a Edit Automotive também otimiza o interior, com materiais de melhor qualidade e algumas alterações para ampliar a “experiência de condução analógica”. Em todo caso, são conservadas comodidades do 997, como o ar-condicionado, os bancos térmicos e o controle de tração, podendo agregar como opcional um carregador para telefones móveis e conectividade Bluetooth, por exemplo.
Por fora, o modelo da Edit recebe uma frente e uma traseira na medida, com componentes fabricados em fibra de carbono, que segundo a empresa, tomam inspiração do design original do 911 de ‘Butzi’ Porsche, com suas lanternas muito próximas do solo.
A suspensão original foi melhorada através de amortecedores Öhlins ajustáveis, e não faltam um ‘short shifter’ para a transmissão, um sistema de escape de alto desempenho, rodas forjadas e um novo sistema de freios com discos dianteiros do 911 GT3 e pinças Brembo. Opcionalmente podem ser equipados freios carbocerâmicos e um diferencial autoblocante.
O Edit g11 tem um preço partindo de 170.000 euros, embora possa ser personalizado ao estilo de cada cliente e alcançar um valor muito superior, em função da cor escolhida, dos detalhes exteriores, do equipamento e dos materiais para o interior, por exemplo.