PORSCHE 911 TARGA GBR003 BY THEON DESIGN: CARROCERIA EM FIBRA DE CARBONO E UM MOTOR BOXER ASPIRADO DE 403 CV

Sob o nome em código de GBR003, a Theon Design revelou esta semana um Porsche 911 (964) realmente especial. Trata-se de um modelo Targa que conta com detalhes como uma carroceria fabricada integralmente em fibra de carbono.
O modelo conta ainda com um motor Boxer de 4.0 litros e aspiração natural acoplado a uma transmissão manual de 6 velocidades que foi melhorada a partir do zero.
Com um acabamento único na cor azul pastel e um interior em couro alcaçuz, esse Targa é a fantasia máxima que se pode imaginar sobre um Porsche 911.
Para garantir que o Targa seja conduzido com fluidez, a equipe da Theon desenvolveu um sistema de ‘tubos’ de reforço de fibra de carbono feitos na medida, que se unem ao piso do chassi, melhorando significativamente a rigidez torcional e mantendo o peso sob controle.
O GBR003 toma como base um Porsche 911 (964) Carrera 2 Targa. O carro doador foi desmontado completamente antes de ser meticulosamente restaurado durante milhares de horas pelos especialistas da Theon.
A carroceria do GBR003 é de fibra de carbono, exceto as portas que seguem sendo de aço para melhorar a proteção contra impactos laterais. Como ocorre com todas as construções da Theon, cada painel foi digitalizado e modelado em um software de design 3D para garantir um ajuste perfeito. Graças aos painéis de carbono e ao uso de carbono para o reforço do piso, o GBR003 pesa apenas 1.228 kg com todos os líquidos.
Não foi deixada nenhuma pedra sem ser removida na busca de uma rigidez total, com a orientação e a espessura do laminado de carbono otimizados através do software de simulação estrutural CAD para garantir a construção mais rígida possível. Uma vez fabricadas, as banheiras foram unidas permanentemente ao chassi e às anteparas existentes para oferecer a máxima estabilidade de condução, mesmo nas condições mais exigentes.
O novo modelo conta com um sistema de amortecimento TracTive Active Controlled Electronics (ACE) de cinco etapas. O sistema de amortecimento foi calibrado cuidadosamente para garantir que funcione em uma ampla gama de ambientes.
Cada elemento foi aperfeiçoado e melhorado. Por exemplo, um cabeamento de grau aeroespacial economizou mais de 20 kg, enquanto os modernos compressores de ar-condicionado duplos e uma nova bomba de direção assistida eletro-hidráulica foram realocados na parte dianteira do automóvel, escondidos na parte baixa para ajudar a manter uma distribuição de pesos 48:52.
Quanto ao motor, trata-se de um Boxer de 4.0 litros e aspiração natural que produz 403 cv a 7.100 rpm e um torque máximo de 434 Nm a 5.500 rpm.
O sistema de escape foi atualizado e feito na medida, dando ao GBR003 um caráter mais silencioso e reservado em uso normal. As válvulas podem ser ativadas manualmente através de um interruptor localizado no habitáculo, embora também possam ser abertas automaticamente ao entrar na faixa de rotações.
Graças a uma relação peso-potência de 328 cv por tonelada (a mesma que a de um 991 GT3) o desempenho está garantido. Para frear o monstro optou-se por montar um sistema de freios completo (incluindo as pinças de freio) procedente do Porsche 911 993 RS. O esportivo alemão está em contato com o asfalto graças a pneus Michelin Pilot 4S calçando rodas de liga leve Fuchs de 18 polegadas.
No habitáculo optou-se pela estética e a economia de peso. Os plásticos foram substituídos por fibra de carbono estofada em couro. Tanto os bancos dianteiros como os traseiros estão estofados com o melhor couro sintético na cor alcaçuz.
O interior está repleto de equipamento no qual se destaca a unidade estéreo clássica Bluetooth P99RS assinada pela Pioneer e combinada com amplificadores Focal e seis alto-falantes.
Os preços começam no equivalente a 2.48 milhões de reais para os coupés e 2.64 milhões de reais para os targas.