PORSCHE ADQUIRE 10% DA RIMAC AUTOMOBILI

Pouco tempo depois de que a marca alemã revelasse o nome definitivo que terá a versão de produção do seu primeiro carro elétrico, o Porsche Taycan, a empresa confirmou a aquisição de 10% de participação no pequeno fabricante Rimac Automobili, marca croata especializada em veículos elétricos e sua tecnologia.
Embora para a grande maioria a Rimac seja somente o fabricante de dois superesportivos elétricos de edição limitada, dos quais só um deles chegou realmente ao mercado, o certo é que a nível tecnológico é uma força poder contar com a empresa croata no segmento elétrico, pois seu negócio vai muito mais além dos superesportivos que todos conhecemos.
A Rimac é um exemplo de sucesso empresarial, pois nasceu no final da década passada na garagem do seu fundador, Mate Rimac, quando ele transformou seu BMW Série 3 E30 em um modelo elétrico. Em 2009 fundou a Rimac Automobili e agora, menos de 10 anos depois, a empresa não só projeta e fabrica carros, como colabora com inúmeras marcas como fabricante de componentes e desenvolvedor de software.
Entre os clientes de sua divisão de componentes elétricos existem empresas como Pininfarina, Renault, Koenigsegg, Jaguar e Aston Martin, para as quais fornece baterias e powertrains. Além disso, colabora também em algum projeto ainda não apresentado para compartilhar a plataforma do seu recém-criado Rimac C_Two, revelado recentemente na edição 2018 do Salão de Genebra. Além do que, a Rimac conta com uma subsidiária criada em 2013, a Greyp Bikes, que se dedica à fabricação de bicicletas elétricas.
Portanto, não é surpresa que um gigante como a Porsche tenha decidido adquirir uma participação tão significativa no pequeno fabricante croata, embora por enquanto não tenha sido revelado o montante da operação.
Tampouco se sabe ao certo em que níveis cooperarão ambas as empresas, já que a marca alemã conta com vários projetos abertos em termos de modelos elétricos, dos quais o novo Porsche Taycan é somente o primeiro. Assim como também são os desenvolvimentos das plataformas das novas gerações de veículos elétricos do grupo VAG, que estão sendo realizados em colaboração com a Audi.