PORSCHE CAYENNE GTS 2024: MOTOR V8 BITURBO E 500 CV

A linha do renovado Porsche Cayenne 2024 segue sendo ampliada, nesta ocasião com a sempre excitante versão GTS (Gran Turismo Sport). Quem é seguidor da marca de Zuffenhausen, sabe que essas siglas representam uma dose extra de dinamismo em qualquer Porsche.
Trata-se de uma versão sem eletrificação, para todos aqueles clientes que não querem um SUV de alto desempenho híbrido plug-in e também com um peso maior. Concretamente, o Cayenne GTS 2024 se beneficia do motor 4.0 V8 biturbo da casa, que para essa ocasião entrega 500 cv e 660 Nm.
A transmissão associada é a Tiptronic S, com conversor de torque e 8 velocidades, que foi otimizada para, segundo a Porsche, “melhorar a resposta e encurtar os tempos de mudança de marcha nos modos Sport e Sport Plus”.
Chassi muito trabalhado
Disponível tanto com a carroceria Standard como a Coupé, a versão GTS oferece um chassi orientado para conseguir o maior dinamismo possível. Na verdade, herda soluções do Turbo GT, o que diz muito.
Assim, por exemplo, conta com uma altura livre do solo 10 mm menor em relação a outras versões e equipa de série a suspensão pneumática adaptativa PASM e o diferencial traseiro PTV Plus, que atua como um autoblocante, repartindo o torque de maneira seletiva, para passar pelas curvas mais difíceis. Sem esquecer da tração total PTM nem das barras estabilizadoras ativas PDCC, estas últimas opcionais.
Inovações técnicas
Indo um pouco mais além na suspensão, os rolamentos de articulação do eixo dianteiro procedem do Cayenne Turbo GT e incrementam a caída negativa das rodas em 0.58 graus para otimizar o dinamismo. Por sua vez, a caixa de transferência inclui um circuito de refrigeração por água, ideal para suportar um trato exigente em circuito ou estradas de montanha.
Quanto ao desempenho, o Porsche Cayenne GTS 2024 acelera de 0 a 100 km/h em apenas 4.4 segundos e alcança uma velocidade máxima de 275 km/h.
Design passional
Esteticamente, o SUV alemão desfruta do pacote Sport Design de série, com elementos em preto brilhante, como as saias laterais e os arcos de roda, entre muitos outros. O carro também se distingue pelas letras GTS nas laterais e na traseira.
O interior conta com um volante GT aquecido, bancos esportivos com apoios laterais e ajustáveis em oito posições e cobertos com tecido Race-Tex. No caso do Cayenne GTS Coupé adiciona um teto panorâmico fixo e, por fora, um spoiler traseiro adaptativo.
Além disso, integra entradas de ar maiores na parte frontal, assim como faróis e lanternas escurecidos, junto com pinças de freio vermelhas. Também se destacam as quatro saídas de escape em bronze escuro e as rodas RS Spyder de 21 polegadas em cinza Antracite.