PORSCHE CAYENNE TURBO E-HYBRID 2024: UM HÍBRIDO PLUG-IN DE 739 CV
A Porsche acaba de apresentar o Cayenne Turbo E-Hybrid 2024, a versão mais exclusiva do SUV alemão, que substitui o Turbo S E-Hybrid de 680 CV anterior. Agora, este híbrido plug-in é mais potente e também pode ser adquirido com a carroceria Coupe.
Debaixo do capô do novo modelo encontra-se o conhecido motor V8 biturbo de 4.0 litros, que agora alcança os 599 cv e se combina com uma unidade elétrica de 176 cv. A potência total do powertrain é de 739 cv e 950 Nm de torque máximo. A Porsche afirma que este sistema permite ao Cayenne Turbo E-Hybrid uma aceleração de 0 a 100 km/h em 3.7 segundos. Sua velocidade máxima é de 295 km/h.
O Cayenne Turbo E-Hybrid tem uma bateria maior, de 25.9 kWh de capacidade, que o fabricante monta debaixo do porta-malas. A Porsche diz que o novo carregador de bordo de 11 kW pode reduzir o tempo de carga a menos de duas horas e meia com uma fonte de alimentação adequada. A autonomia elétrica em ciclo urbano eleva-se a 82 quilômetros.
Em termos de chassi, a suspensão pneumática adaptativa vem de série neste SUV de alto desempenho, assim como o Porsche Torque Vectoring Plus (bloqueio mecânico do diferencial traseiro) é de série, enquanto o Porsche Dynamic Chassis Control (barras estabilizadoras ativas) e o eixo traseiro direcional estão disponíveis como opcionais.
O Turbo E-Hybrid se destaca por sua exclusiva frente, com entradas de ar maiores. A Porsche pinta os arcos de roda e a parte inferior do conjunto na cor da carroceria. As pinças de freio vermelhas a as duas saídas de escape duplas completam as melhorias visuais do E-Hybrid. Também incorpora de série faróis LED HD-Matrix Design.
No interior, o SUV se destaca por seu revestimento de teto Race-Tex, o volante GT Sport térmico, as molduras de alumínio das portas e o painel, além dos bancos Sport de couro ajustáveis em 18 posições. Também estão disponíveis bancos Confort ajustáveis em 14 posições.
A Porsche oferece uma nova plataforma de carga por indução sem fios climatizada de 15 W. O SUV recebe as mesmas melhorias que o resto da linha atualizada, incluindo a tela curvada de 12.6 polegadas para o condutor e um monitor de infotainment de 1.3 polegadas.
O Cayenne Turbo E-Hybrid 2023 já está disponível para pedidos. Na Europa, dependendo do mercado, os preços partem por volta dos 200.000 euros para a carroceria standard, até os 240.000 pelo Coupe com o pack GT.
Este pack inclui os freios carbocerâmicos Porsche Ceramic Composite Brake (PCCB), elementos em fibra de carbono, como o teto, e o sistema de escape de titânio. Além disso, conta com uma menor altura livre do solo (10 mm) e uma variação da caída do eixo dianteiro em -0.58 graus. A cereja do bolo é a sua performance otimizada: acelera de 0 a 100 em 3.6 segundos e atinge 305 km/h de velocidade máxima.