PORSCHE CLASSIC COMMUNICATION MANAGEMENT: SISTEMA MULTIMÍDIA E NAVEGADOR PARA OS PORSCHE CLÁSSICOS

O Porsche Classic Communication Management (PCCM) proporciona aos modelos clássicos da marca as funções de conectividade características dos atuais sistemas de navegação e infotainment. Podem ser implementados em todos os veículos de série do programa Porsche Classic, exceto nos Porsche 356 e Carrera GT.
Há duas versões: o PCCM é concebido para os modelos que tinham um rádio de tamanho 1-DIN ou DIN simples, o normal até meados dos anos 90. O PCCM Plus tem um tamanho 2-DIN ou duplo DIN, apropriado para o primeiro 911 refrigerado por água (996) e para o primeiro Boxster (986), que na época já podiam ser equipados com o Porsche Communication Management.
O PCCM de tamanho 1-DIN é adequado para modelos Porsche de várias décadas, quando esse formato era o padrão na indústria: desde o 911 série F até o 993, assim como o 914 de motor central e os veículos Transaxle (924, 944, 968 e 928). Conta com uma tela de 3.5 polegadas (8.9 cm) no centro e, nos lados, dois botões giratórios e seis teclas com as quais se maneja. Dispõe de dois microfones, um externo e um interno.
Os mapas são armazenados em um cartão de memória tipo SD, que pode ser adquirido separadamente nas lojas online da Porsche Classic e nos Centros Porsche. No entanto, também é possível utilizar a navegação com mapas da internet, como ocorre atualmente. Em qualquer caso, as indicações consistem de setas em duas ou três dimensões, conforme a preferência do condutor. Também tem incorporada a função Traffic Message Channel (TMC), que informa de possíveis problemas no tráfego através de notificações.
Outras funções do PCCM são a recepção de emissoras digitais de rádio com DAB e a conexão com dispositivos através do Bluetooth e Apple CarPlay para os usuários de iPhone 5 ou superior - o que amplia as possibilidades de utilizar a reprodução multimídia e a navegação -, além do uso do telefone. Também se pode reproduzir música através da conexão Bluetooth, de um cartão SD, de dispositivos conectados por USB ou por uma tomada auxiliar (AUX).
Com um acabamento preto fosco de textura áspera e o design atemporal de seus comandos, o PCCM fica perfeitamente integrado em qualquer clássico da Porsche onde possa ser instalado.
Tanto o Boxster 986, lançado em 1996, como o 911 da série 996, que surgiu em 1997, já podiam estar dotados do sistema Porsche Communication Management. Agora a Porsche Classic oferece a oportunidade de substituí-lo pelo PCCM Plus, que dispõe de funções completamente atualizadas e de uma tela táctil de alta resolução com 7.0 polegadas (17.8 cm).
O PCCM Plus pode realizar todas as funções do PCCM, como os sistemas de navegação e infoetainment e, além disso, também admite a interface do Android Auto. Assim como o PCCM, o PCCM Plus utiliza a instalação de som do carro: a antena, os alto-falantes e, se tiver, o amplificador. Não pode controlar o carregador de múltiplos CD, embora aceite qualquer outra fonte de som.
A aparência, a sensação e o design do PCCM Plus harmoniza perfeitamente com outros elementos do painel, como saídas de ar e botões. Ou seja, fica perfeitamente integrado no ambiente destes veículos esportivos. Também é compatível com as telas de navegação na instrumentação.
Nas imagens se pode apreciar todo o processo de substituição do PCM original de um 911 da série 996 pelo PCCM Plus.
Para os técnicos dos Centros Porsche, trata-se de uma operação simples que leva menos de 30 minutos. O preço do PCCM na Europa é de cerca de 1.400 euros e o do PCCM Plus 1.600 euros, em ambos os casos sem contar a mão-de-obra. Podem ser adquiridos nos Centros Porsche e também na loja online da Porsche Classic.