PORSCHE CLASSIC INVESTIU TRÊS ANOS PARA RESTAURAR ESTE 911 S TARGA DE 1967
A Porsche não só oferece um serviço de venda de carros novos e seminovos garantidos, como também inclui outros departamentos especializados em seus veículos clássicos e em proteger o imenso legado da empresa. Esta é a missão da Porsche Classic, onde seus especialistas podem investir mais de três anos para restaurar um 911 S Targa de 1967 para devolvê-lo às suas origens, como se tivesse saído da fábrica há mais de 50 anos.
Este projeto é um dos quais a Porsche Classic esteve trabalhando durante os últimos três anos. O veículo em questão é um Porsche 911 S Targa que saiu do concessionário da empresa em Dortmund no dia 24 de janeiro de 1967. Foi utilizado como veículo de testes dois anos e em 1977 foi enviado aos Estados Unidos. Esteve estacionado até 2016 em um depósito em Long Beach (Califórnia) com nada mais que uma capa de plástico protegendo sua carroceria.
“O Targa esteve durante quase 40 anos em uma garagem sem porta, coberto por uma lona de plástico”, explica o chefe do programa de restauração da Porsche Classic, Uwe Makrutzki. “O proprietário até esse momento havia esquecido do carro”. Por sorte para os encarregados em restaurá-lo, o carro estava completo, com muitos extras opcionais que incluíam aquecimento auxiliar Webasto, rádio Blaupunkt Köln, bancos de couro, para-brisa escurecido, faróis antineblina e termômetro.
Foram necessários mais de três anos de trabalho para completar a encomenda do proprietário. Entre os desafios enfrentados pelos restauradores se encontrava a difícil tarefa de localizar componentes originais para um carro com mais de meio século de vida, de modo que utilizar peças de veículos doadores foi uma solução.
A Porsche Classic conseguiu encontrar as tampas de vedação, juntas de borracha e abraçadeiras para o motor boxer de 6 cilindros e 2.0 litros deste Porsche 911 clássico, que entrega 160 cv e 179 Nm de torque. Inclusive puderam fabricar um teto removível de lona com uma janela traseira de plástico que foi construído com base nas especificações originais. No total, foram aproximadamente 1.000 horas de trabalho só na carroceria antes de aplicar a pintura Polo Red à mão. A cor está protegida por uma película fosca que pode ser retirada sem deixar resíduos inclusive depois de muitos anos.
Una vez concluído o projeto de restauração deste Porsche 911 S Targa de 1967, os especialistas do departamento de carros clássicos já receberam uma nova encomenda: tratarão de devolver à glória outro dos carros do mesmo proprietário, um dos primeiros 928.