PORSCHE CONFIRMA QUE O PAJUN E O MISSION E SERÃO UM SÓ MODELO

Até agora, todos imaginavam a existência de dois projetos correndo em paralelo na marca de Stuttgart. Por um lado, um futuro sedan posicionado abaixo da linha Panamera e de menor tamanho, o Pajun. E por outro, a versão de produção do Mission E Concept, que a marca revelou em 2015.
Foi o próprio CEO da Porsche, Oliver Blume, que em recentes declarações, confirmou que na verdade os dois projetos são o mesmo, ao afirmar que a versão de produção do Mission E “manterá a configuração sedan de 4 portas” e que estará posicionado “em um segmento inferior ao Panamera.”
As palavras de Blume esboçam um sedan menor que o atual Panamera como a versão definitiva do Mission E, seu primeiro elétrico, de modo que seria muito complicado encontrarmos dois modelos do mesmo tamanho na mesma linha. Além de enterrar definitivamente os rumores que apontavam para a chegada de um sucessor espiritual para o 928, um GT de grande tamanho que se tornaria o primeiro elétrico da marca alemã.
As mesmas palavras de Blume encaixam também com os modelos de testes que surgiram pela Europa nos últimos meses, que mostram um Panamera modificado, além de diferentes unidades que parecem dispor de um formato SUV Coupe.
Atualmente, a nova geração do Panamera dispõe de um tamanho considerável, a versão curta já mede 5.049 mm, o que deixa muito espaço para um sedan com um comprimento total entre os 4.5 e 5.0 metros.
De acordo com Blume, o novo sedan elétrico oferecerá diferentes opções de potência e a possibilidade de receber atualizações sem fios, como seus rivais mais diretos, o Tesla Model S e agora o Lucid Air.
A plataforma utilizada para esse modelo será uma nova desenvolvida pela marca, no lugar de utilizar as C-BEV da Audi ou a MEB da Volkswagen. Essa nova recebe o nome J1 e será de maior tamanho que a da Volkswagen.
O objetivo da marca é oferecer uma versão base com cerca de 600 cv e uma autonomia em torno dos 500 quilômetros. O sistema de carga será de 800 volts, o que lhe permitirá recarregar até 80% da bateria em somente 15 minutos. Seu lançamento está previsto para 2019, e certamente antes disso veremos seu adiantamento em outro concept.