PORSCHE E AUDI COMPARTILHARÃO UMA NOVA PLATAFORMA

A Porsche e a Audi anunciaram esta semana o compromisso de desenvolver em conjunto uma plataforma preparada para modelos elétricos e para receber a condução autônoma.
Essa colaboração permitirá otimizar o desenvolvimento de uma nova geração de modelos, poupando nos valores de investimento. O CEO da Porsche, Oliver Blume, garantiu que não há motivos para preocupação, pois esse acordo não implica que os futuros modelos da marca de Stuttgart venham a ser clones dos modelos da Audi: “Os Porsches ainda serão Porsches”. O Mission E (na imagem) deverá ser o primeiro modelo a ser fabricado com base nessa nova plataforma, sendo que o sucessor do Audi R8 e-tron poderá surgir dessa nova infraestrutura comum.
Desse acordo resultará não só a utilização de uma base comum para fabricar novos modelos, mas também a partilha de módulos e componentes, além de alguns recursos humanos.
Essa decisão poderá motivar outros tipos de ajustes na estratégia da Audi. Uma das alterações poderá surgir na próxima geração do A4 (atualmente fabricado com base na plataforma MLB), que poderá utilizar a evolução da base modular MQB, que será lançada no Golf VIII.