PORSCHE E O SEU MOTOR V8: TRADIÇÃO, PRESENTE E FUTURO

Quarenta e cinco anos depois do primeiro Porsche V8, este tipo de motor faz parte dos sistemas híbridos mais potentes do fabricante de automóveis esportivos. Hoje segue abrindo novos caminhos e ganhando adeptos.
Em 1977, há 45 anos, aconteceu no Salão de Genebra a apresentação mundial do Porsche 928. Este inovador automóvel combinava desempenhos brilhantes com suavidade de marcha graças ao seu característico motor V8, que o tornava o primeiro Porsche de rua com 8 cilindros.
Desde então, o motor V8 foi o coração de muitos dos Porsche de série mais potentes e emocionantes: o 918 Spyder, várias gerações do Panamera e do Cayenne e, mais recentemente, a versão Turbo GT deste SUV. Na pista, o RS Spyder era propulsionado por um V8 e em breve o novo Porsche LMDh, atualmente em desenvolvimento, terá um sistema de propulsão híbrido com um V8 turbo alimentado de última geração. Neste aniversário especial, o fabricante de Zuffenhausen revisa o passado, celebra o presente e olha para o futuro do V8 na Porsche.
O passado
Após sua apresentação no Salão de Genebra 1977, o 928 ganhou o título de Carro do Ano na Europa, o único esportivo que conseguiu o título hasta hoje. Foram vendidos mais de 61.000 exemplares em todo o mundo. O motor V8 montado na parte dianteira foi utilizado em todas as versões do 928 e complementava a sua avançada engenharia, o seu design vanguardista e as qualidades dinâmicas deste Gran Turismo.
Os motores V8 da Porsche também conseguiram vitórias em algumas das competições mais exigentes do mundo, desde o Cayenne S no Rally Transsyberia, até o RS Spyder em Sebring e Le Mans.
Este último sempre desafiou os rivais mais potentes nas American Le Mans Racing Series, de 2006 até 2008, surpreendendo o mundo da competição com uma vitória absoluta nas 12 Horas de Sebring de 2008. Os engenheiros da Porsche projetaram o V8 a 90º de 3.4 litros completamente a partir do zero e foi um fator chave no grande sucesso do RS Spyder durante sua trajetória.
O RS Spyder deu lugar posteriormente ao primeiro superesportivo moderno da Porsche: o 918 Spyder. Utilizava um sistema de propulsão híbrido: um motor elétrico mais um V8 aspirado de alto regime, inspirado no do RS Spyder. A Porsche iniciou com ele uma nova era de híbridos de alto desempenho. Esta tecnologia também foi implementada em algumas versões das linhas Cayenne e Panamera, melhorando ainda mais o seu desempenho e sua eficiência ao combinar um V8 com motores elétricos.
O presente
Atualmente, sete modelos da Porsche estão equipados com um motor V8:
- Panamera GTS
- Panamera Turbo S
- Panamera Turbo S E-Hybrid
- Cayenne GTS
- Cayenne Turbo
- Cayenne Turbo S E-Hybrid
- Cayenne Turbo GT
Assim como o 918 Spyder, os sistemas de propulsão do Panamera Turbo S E-Hybrid e do Cayenne Turbo S E-Hybrid, que são projetados em Weissach e fabricados em Zuffenhausen, combinam perfeitamente a tecnologia híbrida com um potente e melodioso motor V8. O resultado é um carro rápido, eficiente e com grande agilidade de resposta, ideal para conduzir energicamente por sua estrada secundária favorita ou para sair comodamente para jantar.
O Turbo GT, nova versão superior da linha Cayenne, demonstrou seu potencial no lendário circuito de Nürburgring Nordschleife com um impressionante tempo que significa o recorde de volta para um SUV: 7:38.9 minutos. Não só se destaca por seu desempenho, como também por uma experiência de condução nunca vista em um veículo deste tipo.
O futuro
A história do motor V8 na Porsche, em constante evolução, começa um novo capítulo com o recém-apresentado protótipo Porsche LMDh. Começará a competir em todo o mundo em 2023 e combina a potência bruta de um V8 com a tecnologia híbrida para oferecer o desempenho, a emoção e o potencial ganhador que se espera de um Porsche.