PORSCHE ESTÁ PREPARANDO BATERIAS QUE CARREGAM COMPLETAMENTE EM 15 MINUTOS

Imagine-se viajando em um Porsche Taycan e as baterias estão quase descarregadas. Por enquanto, essa situação é sinônimo de uma espera de cerca de 22 minutos em um posto de carga rápida de 800 V com uma potência máxima de 270 kW - e apenas para repor até 80% das baterias.
Na verdade, esses números já são impressionantes, entretanto, não parecem satisfazer o pessoal da Porsche, que através de uma joint-venture com a empresa alemã Customcells (especializada em células de íons de lítio) prepara-se para produzir baterias com uma densidade energética mais alta do que aquelas que são usadas atualmente.
A meta passa por criar baterias com novas células (mais densas) que permitam reduzir o tempo de carregamento para 15 minutos. Além dos menores tempos de carregamento, as baterias com maior densidade permitem reduzir a quantidade de matérias-primas necessária para produzir as baterias e diminuir os custos de produção das mesmas.
Originalmente destinadas aos modelos da Porsche, estas baterias poderão, de acordo com o CEO da marca alemã, Oliver Blume, chegar aos modelos de outras marcas do Grupo Volkswagen, especificamente Audi e Lamborghini.
Sediada em Tübingen, na Alemanha, esta joint-venture será controlada em 83.75% pela Porsche. Inicialmente a força de trabalho será composta por 13 funcionários, sendo que até 2025 esse número deverá crescer para os 80 colaboradores.
O objetivo passa por assegurar que a nova fábrica, localizada nos arredores de Stuttgart, produza anualmente 100 Megawatt-hora (MWh), um valor suficiente para produzir células para as baterias de 1.000 automóveis esportivos 100% elétricos.
Representando um investimento de várias dezenas de milhões de euros por parte da Porsche, este projeto conta ainda com o apoio do governo federal alemão e do estado alemão de Baden-Württemberg, que investirão cerca de 60 milhões de euros.