PORSCHE LMDh: COMPLETADOS COM SUCESSO OS PRIMEIROS TESTES EM UM CIRCUITO INTERNACIONAL
O novo protótipo LMDh da Porsche Penske Motorsport superou com êxito seu primeiro teste em uma pista internacional. No Circuito de Montmeló, próximo a Barcelona, rodou mais de 2.000 quilômetros nos últimos dias.
Os testes se concentraram no ajuste dos sistemas, o desenvolvimento dos pneus e a otimização da interação entre o motor V8 turbo e os elementos híbridos, assim como estabelece o regulamento. Durante vários dias, os novos pilotos oficiais da Porsche, o brasileiro Felipe Nasr e o americano Dane Cameron, conduziram o protótipo de 680 cv de potência (500 kW).
“O bem-sucedido teste de Barcelona foi um passo muito importante”, comenta Thomas Laudenbach, VP da Porsche Motorsport. “Durante as primeiras voltas em nossa pista de Weissach foi fundamental comprovar o funcionamento básico do protótipo LMDh. Na Espanha, verificamos tudo o que diz respeito ao desenvolvimento: a resistência em provas longas, o trabalho de ajuste e, muito importante, a otimização da interação entre todos os parceiros implicados neste projeto. Fiquei impressionado com a rapidez com que os membros da Porsche, Penske, Michelin e Multimatic, entre outros, trabalharam como uma unidade. Eu gostaria de agradecer a todos o papel que desempenharam”.
“Completamos os primeiros testes em um circuito ‘real’ e mais que duplicamos a quilometragem que havíamos feito com o novo Porsche LMDh, até superar os 2.000 quilômetros”, afirma Urs Kuratle, Diretor de Competição da Equipe Oficial da LMDh. “Isso demonstra que aproveitamos muito bem o tempo nesta preparação intensiva, depois dos testes previstos que foram cancelados. Estiveram na pista mais de 70 pessoas, incluindo nossos parceiros. A organização significou um desafio. Foram feitos grandes progressos não só com o carro, mas também com a cooperação e os processos operacionais dentro da Porsche Penske Motorsport. Mas ainda falta um longo caminho para percorrer antes de estarmos onde queremos”.
“A cada dia fomos melhorando muito durante estes testes. Os comentários dos pilotos, dos engenheiros e da equipe foram sempre positivos”, resume Jonathan Diuguid, Diretor Geral da Porsche Penske Motorsport. “Somos os primeiros a testar um veículo LMDh. Isso nos dá a oportunidade de solucionar sistematicamente todos os aspectos nas próximas semanas e meses, para enfrentar a competição em 2023 com a melhor preparação possível”.
A Porsche continuará seu programa de desenvolvimento com o novo protótipo LMDh em diferentes circuitos da Europa e da América do Norte. O carro será homologado no outono europeu e a primeira participação em uma corrida será em janeiro de 2023, nas 24 Horas de Daytona.
Comentários dos pilotos sobre os testes
Felipe Nasr: “As minhas primeiras voltas com o protótipo LMDh foi uma experiência extraordinária. Embora o carro seja novo, conseguimos rodar muitos quilômetros. Foi genial e não há que subestimá-lo. Inclusive pudemos começar o trabalho de ajustes e os testes de pneus. Minha impressão do veículo é positiva e vou embora de Barcelona com um sorriso. Eu tinha muita vontade de fazer estes primeiros testes. Finalmente, tivemos a oportunidade de trabalhar com a equipe Porsche Penske Motorsport, de estar ao volante e de pisar no acelerador. Foi uma experiência muito especial para mim e me entusiasma pensar o que virá no futuro”.
Dane Cameron: “Sentei no protótipo LMDh pela primeira vez há quinze dias em Weissach. Tratava-se sobretudo de testes de funcionamento. Os progressos realizados até nossas primeiras voltas em Barcelona são impressionantes. Durante os dias de testes evoluímos constantemente. A cada dia conseguimos rodar mais quilômetros e o desempenho melhorou notavelmente. É claro, nesta primeira fase de desenvolvimento não se trata de ir ao limite. Ao contrário: nosso enfoque é muito conservador. Baseando-me nisso, minha impressão é extremamente positiva, porque ainda há um incrível potencial para melhorar ainda mais nosso novo carro”.